terça-feira, 26 de junho de 2007

PaintBall - Um esporte que está conquistando os sergipanos


Surgido no Canadá, o Paintball era tido como uma simples brincadeira. Madeireiros canadenses e norte-americanos utilizavam uma espécie de marcador (assemelhando – se a uma espingarda) para atirar bolinhas de tinta nas árvores a serem derrubadas.

Além disso, os trabalhadores, ao acabarem o horário do expediente, se reuniam em torno de um jogo popular dos Estados Unidos, chamado "Capture the Flag" (Capture a Bandeira). Foi dessa união entre o marcar de árvores e a captura da bandeira, que surgiu o esporte que começa a ganhar adeptos em Sergipe.

Há cerca de 20 anos, praticantes da até então brincadeira, viram que este poderia vir a ser um esporte. Entre eles estava Bob Gurnsey, considerado o Pai do Paintball.
Ao logo desses vinte anos, o esporte que era tido como uma simulação de combate virou esporte radical.

Dentre suas características, destacam-se a rapidez e o dinamismo, onde os “combatentes” fazem uso de roupas coloridas e equipamentos de alta tecnologia. Joga-se o esporte da bola de tinta em campos planos, abertos e com obstáculos coloridos, que por vezes servem de proteção aos competidores, para se salvarem dos tiros adversários.

Durante a disputada, o jogador munido de uma arma de ar comprimido que dispara bolinhas de tinta que se rompem ao atingir o alvo, deixando uma bela mancha de tinta no jogador.

A vitória nesta eletrizante disputa , pode ser obtida de várias formas, primeira: Se um dos time colocar sua bandeira no campo adversário, segunda: quando todos forem os jogadores do time adversário estiverem eliminados (manchados de tinta), ou ainda se o tempo do jogo acabar.
Em Sergipe, a eletrizante disputa, que está caindo na graça da população, tendo tudo para virar uma “febre”.

Visando divulgar e demonstrar como essa disputa é eletrizante, nos dias 21 e 22 de julho, será realizada a "I Copa Heroes de Paintball", no Heroes Paintball Field, na Orla de Atalaia. O torneio está dividido entre duas categorias: novatos e amador.

Na categoria novato, cada time terá três jogadores que estarão em disputa com uma equipe contendo o mesmo número de participantes, durante 03 minutos. Neste categoria, cada equipe terá direito a 100 bolas, sem direito a recarga.Para efetuar a inscrição na categoria Novato, o trio deve pagar a quantia de R$180 .

Já para participar da categoria Amador, a quantia a ser paga é de R$100. Lembrando que a equipe a ser escrita também deve ter três competidores. O tempo de disputa continua sendo de 3 minutos e todo equipamento fica a cargo da equipe.

Durante o evento, o público poderá ver equipes de vários estados nordestinos, entre elas, as que participarão do Campeonato Sul-Americano da modalidade.

Então, se você é bom de gatilho e curte esportes radicais não fique fora dessa!

Maiores informações no endereço eletrônico: http://www.paintballsergipe.com/

Foto: Paintballsergipe

Nenhum comentário: