sábado, 4 de julho de 2009

Bira faz a diferença no clássico da Copa Estadual

Na estréia de Ubirajara Veiga, o Confiança fez bonito e venceu o Itabaiana por 2 a 1, na noite de quinta-feira em clássico estadual válido pela última rodada da Copa Governador Marcelo Déda. O jogo, que aconteceu no Batistão, teve um público de 539 pessoas.
O zagueiro Bira foi o nome do jogo. Foi dele o passe errado que resultou no único gol do Tricolor da Serra, marcado por André, na primeira etapa. Para se redimir, Bira empatou ainda no primeiro tempo e virou na segunda etapa, sendo que os gols foram de cabeça.
A noite reservava um amistoso para as equipes. Mas ambas as equipes queriam sair com a vitória. O torcedor proletário pode prever como será a equipe do Confiança comandada por Veiga na Série C. Um árduo desafio para o treinador que necessita vencer os jogos que restam.
Em campo, um time proletário atuando no 3-5-2 contra um tricolor no 4-4-2. Com toques rápidos e maior posse de bola, o Confiança chegou ao gol adversário no primeiro minuto de jogo. Eduardo lançou Fabiano que, na área, cruzou rasteiro para Hugo Henrique perder na pequena área.
O Itabaiana tentava através dos meias o caminho ideal para chegar ao gol, mas a defesa adversária impedia qualquer possibilidade de invasão de área. O jeito foi arriscar os chutes, mas o aspecto falta de pontaria impedia que o Itabaiana marcasse o seu nos primeiros minutos de jogo.
Melhor em campo, o Confiança encontrava brechas na frágil defesa do Itabaiana, que sofria com as investidas do adversário. Aos 25, Fabiano cobrou falta em direção ao gol. O goleiro Neto saiu mal da sua área e por pouco não tomou aquele que seria o primeiro da partida.
O que a torcida proletária não esperava era que, um minuto após este lance, acontecesse falha da defesa, ocasionando gol do Itabaiana. Bira tocou mal para Baggio, último homem da zaga proletária. André não quis nem saber e apareceu como homem surpresa para arrancar e mandar para o fundo do gol.
Mas Bira se redimiu da falha cometida e, aos 37, foi para a área empatar o jogo. No lance, Fabiano cobrou falta da direita e o zagueiro desviou de cabeça para o gol. Na comemoração, desculpas para os amigos, técnico e a torcida presente ao Batistão, ávida por uma vitória na primeira etapa.
Empolgado, o Confiança queria mais e, aos 39, Eduardo cruzou para a área e Jorginho carimbou o chute nas pernas da defesa adversária. A resposta do Itabaiana aconteceu três minutos após quando Carlisson recebeu na área e acertou o chute na zaga proletária.
As equipes retornaram para a etapa final dispostas a construir a vitória. Até os 15 minutos foi o Confiança quem mais chegou perto do gol. Aos 40 segundos, Fabiano cruzou na linha de fundo e Zé Paulo errou no voleio. George pegou a sobra e cruzou, mas Hugo Henrique cabeceou fraco nas mãos do goleiro.
Na segunda tentativa, aos dois, Fabiano chutou, sem ângulo, obrigando Neto a espalmar a bola. Por outro lado, o Itabaiana não encontrava espaços para entrar na área, mas arriscava nos chutes tortos e para fora, longe da meta defendida por Pablo, o substituto de Fábio.
Aos 15, o Tricolor da Serra consegue a primeira chance clara de gol da etapa final. O lateral-esquerdo Carlisson encontrou uma avenida pela direita e cruzou para André. O atacante, sozinho na grande área, cabeceou para fora, assustando o goleiro Pablo, que não se mexeu.
Agora foi a vez do Itabaiana se empolgar. Aos 26, em cobrança de falta frontal ao gol, Capela rolou para Ermínio chutar por cima do gol. No minuto seguinte, após falha do sistema defensivo do Confiança, Jorge Alberto deixou Ermínio na cara do gol, mas o atacante chutou fraco para fora.
Com o susto, o Confiança se arrumou e passou a dominar as ações e jogar fácil. Aos 41, Eduardo lançou Bira que, da entrada da área, chutou forte fazendo com que Neto espalmasse para escanteio. Na cobrança, Zé Paulo tocou para Eduardo que cruzou para a área. O zagueiro Bira subiu mais do que os zagueiros para fazer o da virada e dar números finais ao jogo

CONFIANÇA 2X1 ITABAIANA
Local: Batistão, em Aracaju (SE)
Data: 2/7/09

Árbitro: Ivo Alexandre de Moraes Santos
Assistentes: Ivaney Alves Lima e Eliziane Vidal dos Santos Durães

Renda: R$2.357
Público: 403 pagantes

Cartões amarelos: Bira e Baggio (CONF); Carlisson e Ermínio (ITA)

Gols: André, 26´/1ºT – 0x1; Bira, 37´/1ºT – 1x1; Bira, 42´/2ºT – 2x1

CONFIANÇA: Pablo, Baggio, Valdson e Bira; Eduardo, Robinho, Guga (Théo, 23´/2ºT), Fabiano (Diogo, 13´/2ºT) e George; Jorginho (Zé Paulo, intervalo) e Hugo Henrique – Técnico: Ubirajara Veiga
ITABAIANA: Neto, Almir (Jorge Alberto, 19´/2ºT), Alemão, Cláudio e Carlisson (Arthur, 32´/2ºT); Jacobina, Lelê, Danilo Ramos (Luciano Pirambu, 19´/2ºT) e Capela; André e Ermínio – Técnico: Ferreira

Nenhum comentário: