segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Festa e tristeza no Parque Aquático “Zé Peixe”

A piscina olímpica do Parque Aquático “Zé Peixe” esteve movimentada neste fim de semana. Isto porque 271 nadadores, de 13 estados da federação e com faixa etária que ia dos 20 aos 85 anos, participaram da 18ª edição da Copa Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Natação Máster. O evento serviu como comemoração aos dez anos da natação máster sergipana.

Na arquibancada do complexo, era evidente o semblante de alegria de muitos nadadores que saiam da água com medalhas de ouro estampada no peito. Os mais velhos, muitos deles com intenção de apenas competir, saiam orgulhosos em participar e puderam mostrar aos filhos e netos o quanto é bom nadar.

O estado de Pernambuco sagrou-se campeão desta edição. Sergipe, que estava representado por nadadores que se aprimoram no CEPE, Salesiano, H2O e Agitação Iate, ficou em segundo, sendo a terceira posição ocupada pelo Distrito Federal. Por outro lado, Sergipe foi campeão na Pré-Master, seguido por Pernambuco e Maranhão.

Os melhores índices técnicos da competição foram alcançados pelo atleta José Wilson Brasil (DF Masters), no masculino, e Aroma Martorell (MA Masters),no feminino, nas provas de 50m borboleta e 50m costas, respectivamente. De nível muito alto, as marcas que conquistaram os melhores índices também representaram a quebra do recorde sul-americano das faixas acima de 50 anos e acima de 55 anos.

O representante da Federação Aquática de Sergipe (FASE), Márcio Porto, manifestou sua satisfação com o evento. “Foi um campeonato muito disputado, com atletas das mais variadas idades e de altíssimo nível. Estou muito satisfeito com o excelente nível técnico dos atletas e quem ganha com isso é o esporte”.

Para Antônio Aragão, atual presidente da FASE, o campeonato contou com uma estrutura de nível internacional para o evento. “Todos os requisitos de grandes campeonatos foram atendidos com toda estrutura que poderíamos receber. Foi um campeonato excelente. Não apenas a federação, nem os atletas, mas o público está muito satisfeito”.

Almir Campos, presidente da Associação de Natação Master de Sergipe (ANMSE), afirmou que o nível dos atletas e da estrutura foi excelente. “O campeonato foi muito bom, com um nível técnico de alto rendimento, para equivaler a grande estrutura disponibilizada pelo governador Marcelo Déda em nos ajudar a realizar este evento com belas disputas”.

MORTE
A nota triste foi a morte da pernambucana Neuza Maria Bandeira, de 66 anos, que, no sábado (12), antes de cair na prova dos 50m peito, foi vitimada por um mal-estar súbito, seguido de desmaio e parada cardíaca.

Coube ao filho Josias, no dia seguinte, receber uma homenagem da federação – cinco medalhas de ouro referente às cinco provas que ela faria no domingo – agradecer e dizer que a mãe foi sepultada com a roupa de natação que ela iria usar nas provas.

O Esporte-SE deseja os pesares. Que ela esteja em um bom lugar.

Fontes: ANMSE, Ascom/SEEL

Nenhum comentário: