terça-feira, 19 de junho de 2007

Grupo Guerreiros do Quilombo tenta manter viva a história da Capoeira



Criada pelos escravos Africanos que estavam presos, oprimidos e obrigados ao trabalho forçado, a capoeira surgiu para suprir a necessidade dos mesmos em lutar pela liberdade.

Como os africanos que residiam em solo brasileiro não tinham acesso às armas, resolveram então fazer uso do corpo como arma, através das pernas, mãos e da cabeça. Para esconder a luta dos senhores de engenho , criaram a “GINGA” e introduziram a música .

Como a arte era praticada em uma espécie de campo, o nome dado foi "Capoeira"; luta que significa mato ralo. Data-se que o primeiro Mestre foi ZUMBI, chefe do Quilombo dos Palmares, e por caracterizar-se por golpes baixos e rasteiros e, como a maioria dos escravos era angolana, o estilo recebeu o nome de “Capoeira de Angola”.

No final do século XIX, o então presidente Marechal Deodoro da Fonseca, com a Lei nº 487 de 11 de outubro de 1890, proibiu a prática da luta africana.

Aquele que fosse encontrado jogando Capoeira ou com trajes suspeitos, pagaria a pena de 02 a 06 meses de trabalho forçado. O motivo de tal proibição se deu pela Capoeira ser usada pelos escravos recém libertados, para a marginalidade, matando e roubando, enfim, usando-a como arma.Em 1937 MANUEL DOS REIS MACHADO (MESTRE BIMBA), fez uma apresentação para o então Presidente Getúlio Vargas, que encantou-se pela Arte Marcial Ritimada , e cassou a Lei decretada por Deodoro da Fonseca e liberou os treinamentos em academias.

Com o tempo Mestre Bimba fez algumas modificações no estilo original da modalidade , tornando-a mais veloz e competitiva, dando-lhe o nome de CAPOEIRA REGIONAL, referindo-se à Região Baiana, onde havia nascido.Pela falta de documentação histórica (que os livros relatam ter sido destruída por Rui Barbosa), hoje, existem muitas versões sobre o nascimento da Capoeira no Brasil.

Em Sergipe, a Associação Cultural e Desportiva Guerreiros do Quilombo, criado em 22 de Junho de 1994, busca através dos ensinamentos do Mestre Cobrinha, passar a essência da arte que também é uma dança e é tida como um dos esportes mais completos.

Procurando mostrar à população um novo caminho através do esporte, no dia 22 de julho, o Grupo estará realizando um evento interno na sede da associação , localizada no bairro América .

A entrada é franca! Vamos incentivar os verdadeiros guerreiros sergipanos!
Foto: Divulgação

Nenhum comentário: