segunda-feira, 25 de junho de 2007

Vaquejada em Sergipe




O coronelismo reinava no Brasil, não havia cercas ou demarcações que limitassem a terras, e aí, os animais eram marcados e soltos à mata; e assim ficavam pastando por alguns meses, até que os senhores do sertão nordestino reunião os funcionários (vaqueiros), com a finalidade de que estes trouxessem o gado de volta.

Assim surgiram as chamadas “pegas de gado”, aconteciam no Rio Grande do Norte, onde os bravos vaqueiros montados em seus cavalos e vestidos com roupas de couro, adentravam na mata cerrada, em busca dos bois.

As roupas pesadas serviam de proteção para evitar arranhões de espinhos e pontas de galhos secos, cobras, etc. Durante o tempo em que ficavam soltos alguns animais se reproduziam no mato, e por isso, os filhotes ganhavam características selvagens, uma vez que nunca mantiveram contato com seres humanos, sendo esses animais, os mais difíceis de serem capturados.

Mesmo assim, os desbravadores, iam à busca dos bois, laçando e trazendo-os aos pés do coronel. Nessas árduas batalhas, por vezes, vaqueiros se destacaram por tamanha coragem e precisão no lançar , e daí surgiu a idéia da realização de disputas.O Rio Grande do Norte foi o estado que deu o primeiro passo para a prática da vaquejada,pois uniu três elementos que até hoje apaixonam o povo nordestino o esporte ,as feiras e muito forró.

Não há datas que indiquem precisamente quando surgiu a Vaquejada, porém, especula-se que em meados de 1940, vaqueiros de várias partes do nordeste começaram a tornar público suas habilidades, na famosa Corrida do Mourão, popularizando o esporte no nordeste.

Hoje, Peão de vaquejada é uma profissão regulamentada pela Lei nº 10.220, de 11 de abril de 2001, que dispõe: "atleta profissional o peão de rodeio... registrando as o provas de rodeios, as montarias em bovinos e eqüinos, as vaquejadas e provas de laço, promovidas por entidades públicas ou privadas, práticas inerentes aos profissionais dessa modalidade esportiva”. Sergipe, como um dos estados nordestinos, não foge a regra e tem no esporte do “ Boi no Chão “ uma marca registrada do seu povo, e para promover mais uma festa no interior sergipano, nos dias 03, 04 e 05 de Agosto de 2007, o Parque de Vaquejada Dona Neli, em Porto da Folha, recebe mais uma competição.

No evento, será distribuída uma premiação total de 55 mil reais, destes, 15mil para a categoria amadora e os outros 40 mil para a categoria profissional, então, se você é bom em “derrubar o boi na marca” faça já sua inscrição.

Mais informações: (79) 3349-1587/9979-2453/9979-2456
Organização: Newton Froes e família

Foto: portalvaquejada.com

Nenhum comentário: