100 anos do Club Sportivo Sergipe
Hoje a cidade está em festa com a celebração do centenário do Club Sportivo Sergipe, que há seis anos não sabe o que é conquistar um título. O Club surgiu em 17 de outubro de 1909, uma semana depois do Cotinguiba, primeiro clube esportivo de Aracaju. Os fundadores da equipe foram os dissidentes do Cotinguiba que nomearam o clube rubro
O primeiro título do Club Sergipe aconteceu em 1910 no remo. No ano seguinte, às margens do rio Sergipe, Sergipe teve a primeira sede com a construção de uma pequena garagem. Com a evolução e já de time profissional, a equipe transferiu de sede, localizando onde está hoje, no bairro Siqueira Campos. O CT do clube se chama João Hora de Oliveira, quando o mesmo comprou um terreno, em local privilegiado, e cedeu ao clube.
Sua trajetória no futebol aconteceu em meados de 1916, com o pontapé inicial do futebol sergipano. A partir daí, o clube conquistou títulos importantes dentro das quatro linhas, como o hexacampeonato tanto na categoria amadora como na categoria profissional. Entre tantos apelidos, o Sergipe é conhecido como o derrubador de campeões pelas vitórias sobre Bangu, Vitória, Flamengo e muitos mais.
Conquistou o Estadual em 1955, ano do centenário da cidade de Aracaju. O primeiro presidente do clube foi Tancredo de Souza Campos. O poeta do atual hino do clube foi Freire Nascimento. Alguns dos atletas que fizeram e fazem história com a camisa do clube: Zé Grilo, Zaluar, Gringo, Cipó, Joãozinho, Paulinho, Elenílson, Sandoval, Gena, Nininho, Hugo Henrique, Chicão.
Hoje o Club Sportivo Sergipe é um clube carente de renovação. O atual presidente, Antônio Soares da Mota, está no cargo há mais de 29 anos. Mesmo sem conquistar títulos, o clube promete festas: começou com um culto ecumênico e café da manhã na sede do clube. Em seguida, jogo festivo, lançamento de revista comemorativa e sessão solene na Câmara dos Deputados. Na água, o Club Sportivo será representado e homenageado. Agora à tarde, acontece a Regata Centenário do Remo. A competição envolverá remadores do Cotinguiba Esporte Clube, o próprio Club Sportivo Sergipe e o Iate Clube de Aracaju
Nenhum comentário:
Postar um comentário