segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Correr e seus benefícios


Em busca de uma qualidade de vida melhor, a dona de casa, Rosângela Silva Girão, de 32 anos, encontrou na corrida de rua a maneira ideal para conseguir saúde, condicionamento físico e estética. Há três meses, divide o tempo da corrida de rua com a malhação em uma academia na Zona Sul da capital sergipana. “Sempre tive vontade de correr, mas nunca tinha corrido. E hoje é bem diferente, pois você sente o ar puro, ver gente e se motiva cada vez mais na vida. Tive mais disposição com a corrida”, admitiu a dona de casa, que acompanha o marido, praticante de tênis nas horas vagas.

Os professores de Educação Física, Adriano de Carvalho e Lacerda Filho, que há dois anos criaram o Km Run, clube de corrida de rua e caminhada com mais de 40 praticantes, disseram que, em virtude da procura, a tendência é que a modalidade cresça à nível nacional. Hoje, corrida de rua é o segundo esporte mais praticado no Brasil, perdendo apenas para o futebol. Mas eles orientam que, para correr, é preciso muita disposição e, para isso, precisa da orientação de um professor de Educação Física para não iniciar as lesões musculares, ósseos articular e doenças cardiovasculares.

Adriano relaciona os benefícios de uma corrida de rua: gasto calórico ser elevado; fator motivacional de estar correndo na rua e ao ar livre; ajuda de corredores nos clubes de corrida; além de sair da monotonia e do ambiente fechado da academia. Mas Adriano admite que, quem nunca correu, não sabe o quanto é gostoso. “Ela libera a endorfina, que são os hormônios do prazer. Após uma corrida de rua, ela percebe esta sensação prazerosa. A partir do momento que corre 30 minutos ou mais, não quer mais largar”, admitiu Adriano.

Para Lacerda, correr é uma coisa muito menos monótona do que estar em uma academia, pois o entusiasmo é bem diferente. O professor diz que a diferença entre um indivíduo sedentário e um praticante de corrida de rua é notório fisicamente “A pessoa deixa de ter o estresse. A corrida de rua traz benéficio para a saúde do indivíduo, física e individualmente”, analisou o professor.

Nenhum comentário: