segunda-feira, 8 de junho de 2009

Sergipe vence no clássico da solidariedade

Na tarde de domingo, 7, em jogo onde a renda foi revertida para a APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais), o Sergipe venceu o Confiança por 2 a 1. O clássico marcou a abertura da segunda rodada do primeiro turno da Copa Governador Marcelo Déda. Valdson, contra, e Matheus marcaram para o Sergipe, enquanto Jorginho anotou o de honra para o Confiança.
Com o resultado, o Sergipe lidera o campeonato com seis pontos conquistados, três a mais que o vice-líder Itabaiana que, hoje, goleou o São Domingos por 4 a 1. O Confiança é o lanterna do torneio com apenas um. O time rubro está a um empate para o título do primeiro turno da Copa, enquanto a equipe proletária não tem mais chances de conquistar a primeira fase.
Chovia durante o jogo e os deliquentes foram retirados pela polícia local. O Confiança, todo azul, dava os primeiros toques na bola. Enquanto tocava a bola, o Sergipe, de vermelho e branco, pressionava o proletário no campo de defesa. Além disso, a equipe rubra tinha outra preocupação: Hugo Henrique, artilheiro do Campeonato Sergipano com 18 gols, que estreava com a camisa proletária.
A pressão do Sergipe no campo ofensivo deixava brechas para o Confiança. Aos cinco minutos, Zé Paulo recebeu livre na área, mas errou no cruzamento. A resposta rubra não foi em chute a gol, mas assustou o goleiro Pablo quando Pedrinho, aos 11, cruzou rasteiro, mas Fabinho Cambalhota não chegou a tempo para completar.
O susto não diminuiu o ímpeto da equipe proletária em buscar o gol. Em rápida jogada de ataque, aos 18, o Confiança conseguiu falta a seu favor. Fabiano soltou a bomba, mas por cima. Um minuto depois, o próprio Fabiano lançou Zé Paulo que, da linha de fundo, cruzou para ninguém. Faltava objetividade para os atacantes proletários.
Quem não faz leva e o Sergipe, no primeiro chute a gol, balançou a rede. Aos 28, Fabinho Cambalhota partiu com velocidade pela esquerda e cruzou na intenção de Tony aproveitar a jogada. Mas no meio do caminho apareceu o zagueiro proletário Valdson que, de cabeça, tentou recuar para o goleiro Pablo. Adiantado, o arqueiro do Confiança apenas viu a bola entrar: 1 a 0.
Com a abertura do placar, o Sergipe recuou e passou a explorar os contra-ataques. O que se via era um Confiança mais presente no campo do inimigo. Em cruzamento de Guga aos 31, Hugo Henrique pegou de prima, mas a bola desviou na zaga e foi para fora. Aos 33, Fabiano cobrou escanteio, Guga testou firme e Érico, com a ponta dos dedos, evitou o gol.
O Sergipe acordou novamente. Aos 35, em rápido contra-ataque, Tony tocou para Fabinho Cambalhota que arriscou da entrada da área. No lance, o goleiro Pablo espalmou e, na sobra, Matheus isolou a bola na pequena área. No último lance da primeira etapa, Juninho Cearense chutou com categoria, mas Érico encaixou a bola.
Na volta para o segundo tempo, o Sergipe voltou com novidade: a estréia do apoiador Juninho, ex-Porto de Caruaru-PE no lugar de Tony, enquanto o Confiança . No início o jogador entrou afoito e chegou a tomar cartão amarelo. Mas, aos cinco, ele cobrou a falta da direita para área e, mais esperto do que o goleiro, Matheus cabeceou e mandou a bola para o fundo do gol.
Com o 2 a 0, o time rubro voltou a repetir o que fez em parte do primeiro tempo: recuou para explorar os contra-ataques. Desta vez foi melhor, pois se o Confiança, que voltou para a segunda etapa de uniforme branco e azul, com as forças minando, atacava de um lado, o Sergipe, mais empolgado, respondia à altura, para desespero da torcida adversária, que não acreditava no que estava vendo em campo.
Aos 18, pelo lado do Sergipe, Juninho cobrou a falta para a área. No lance, a zaga afastou mal, Chicão pegou a sobra e chutou forte da entrada da área, mas a bola desviou em Bira e foi para fora. Dois minutos após, Fabiano cobrou escanteio da direita, ninguém afastou e Zé Paulo, no segundo pau, chutou da pequena área para Érico salvar com os pés.
O Sergipe mostrava sinais de satisfeito com o resultado. Quando partia para o ataque, insistia em jogadas pelas pontas e gastava o tempo com a bola no pé. Chegou a arriscar no gol com Juninho, aos 28, e Juninho, aos 33, mas ambos os chutes passaram longe da meta defendida pelo goleiro Pablo, que pouco se mexeu nestes dois lances de ataque rubro.
Mas o Sergipe voltou a falhar e permitir que o time proletário chegasse com perigo ao ataque. Aos 35, Fabiano realizou jogada pela direita e cruzou para a área, mas a zaga rubra não afastou de vez o perigo. Na sobra, Hugo Henrique ajeitou para o próprio Fabiano que, dentro da área isolou a bola, para irritação da torcida que começou a deixar o estádio.
Mas, nos minutos finais, o Confiança, de tanto insistir, fez o de honra. O goleiro rubro, Érico, se atrapalhou na reposição de bola: ele presenteou Hugo Henrique que, dentro da área, chutou e o próprio arqueiro evitou com os pés. Na sequência, Juninho Cearense tocou para Jorginho que chutou na saída do goleiro para fazer o primeiro dele com a camisa proletária
CONFIANÇA 1X2 SERGIPE
Estádio, Batistão, em Aracaju (SE)
Data: 7/6/09

Árbitro: Mário Sérgio da Silva Bancilon
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios e Vaneide Vieira de Gois

Renda: R$61.211
Público: 10.811 pagantes

Cartões amarelos: Bira, Valdson, Thomas, Alisson e Juninho Cearense (CONF); Carlos André, Tony e Juninho (SER)
Cartão vermelho: Fabiano (CONF)

Gols: Valdson, contra, 28`/1ºT – 1x0; Matheus, 5`/2ºT – 2x0; Jorginho, 42`/2ºT – 2x1

CONFIANÇA: Pablo, Fabiano, Bira, Valdson e Serginho; Thomas, Alisson (Juninho Cearense, 24`/1ºT), Zé Paulo e Guga (Jorginho, 20`/2ºT); Hugo Henrique e Da Silva (Cristiano Alagoano, intervalo) – Técnico: Roberto Cavalo

SERGIPE: Érico, Gláuber, Carlos André, Marcus Vinícius e Pedrinho; Rafael, Chicão, Matheus (Uingrid, 32`/2ºT) e Tony (Juninho, intervalo); Diego Itabaiana (Diego Renato, intervalo) e Fabinho Cambalhota – Técnico: Quintino Barbosa

Nenhum comentário: