O presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Carivaldo de Souza, recebeu a equipe do Esporte-SE, na tarde de ontem, em sua sala na entidade, localizada em uma rua escondida da grande Aracaju.
Era perceptível a sua satisfação com o futebol sergipano e os campeonatos que os mesmos participam ou irão participar. Sendo assim, falamos de tudo um pouco, sem esquecer da rodada de abertura do Campeonato Sergipano que acontece amanhã com três jogos. De certo modo, Carivaldo falou da campanha dos times sergipanos na Copinha; que Sergipe e Confiança têm chances de ir para a final do Campeonato do Nordeste (competição que ele elogia muito); e do sucesso que será a Copa do Mundo no Brasil – sendo que a Grécia se concentrará aqui.
De certo modo, achamos que Carivaldo deixaria a Federação Sergipana de Futebol este ano, o que foi negado pelo mesmo. “Eu vou até janeiro de 2016”, garante o dirigente, enfurecido com as críticas que recebe dos adversários. Muito animado com o que acontece com os clubes sergipanos.
Antes de deixar a sala para outros compromissos, e sem saber que o Confiança havia perdido mais um jogo pela Copinha (para o Sabiá por 2 a 0), concedeu a seguinte entrevista:
Esporte-SE: Você tem acompanhado a Copinha?
Carivaldo: Tenho acompanhado sim. E infelizmente aconteceu aquilo com o Confiança que, jogando de igual para igual com o Fluminense, estava com chances até de ganhar o jogo. Inclusive o Fluminense é um dos clubes grandes do Brasil que investe muito nas divisões de base. Mas infelizmente aconteceu aquilo no final (o Fluminense aproveitou o cansaço dos atletas proletários, que sentiram câimbras, para golear por 4 a 0). Não sei qual o motivo, mas acredito que a diretoria do Confiança, quando for disputar, outra vez, a competição próximo ano – claro que vai ter mais vezes – eles vão realmente resolver aquele problema. E o Itabaiana está fazendo um papel bonito. Perdeu para o Cruzeiro, para você ver: ganhando de 8 a 0 (contra o São José na primeira rodada)... mas infelizmente esse jogo (Itabaiana x Cruzeiro), que teve um gol anulado e era para ser 1 a 1, não assisti. Então, estão de parabéns as duas equipes.
E-SE: A participação dos sergipanos na Copinha do ano passado foi melhor que este?
C: Nós precisamos ver o final da competição, pois ainda falta dois jogos (será um, pois o Confiança perdeu ontem; o Itabaiana está jogando). O (estado de) Sergipe foi muito bem. Por enquanto, o Itabaiana está fazendo um papel muito bonito.
E-SE: Com relação ao Campeonato do Nordeste, qual a sua expectativa para esta competição?
C: Esse é o melhor campeonato do futebol brasileiro. Inclusive o do ano passado foi o que deu mais renda e público em comparação com todos os campeonatos do Brasil. Então eu me sinto muito contente e alegre, sabe por que também? Porque nós lutamos muito para a volta deste campeonato. E como lutamos. O resultado está aí: é a redenção do futebol nordestino.
E-SE: Sergipe e Confiança tem chances de passar para a próxima fase?
C: Eu acredito que tem chances até de disputar o título, porque nada é difícil. Você vê que o Campinense foi o campeão, o ASA-AL foi o vice. Disputaram os dois, e passaram pelos times da Bahia, Pernambuco... ou seja, dos grandes times do Nordeste. Então todos tem chance. O que precisa é fazer um trabalho, um trabalho sério, uma boa equipe que aí teremos chances.
E-SE: Gostou das equipes que enfrentarão os sergipanos na Copa do Brasil?
C: Gostei, pois se trata de equipes nas quais temos condições de passar e equipes que tem condições de gerar grandes arrecadações, pois se trata de duas grandes equipes do futebol nordestino. E graças a Deus que agora o que eles (dirigentes da CBF com relação ao sorteio) estão fazendo tem critérios, foi por sorteio. Para a gente, acredito que foi bom.
E-SE: Sobre o Campeonato Sergipano, qual a sua expectativa para o torneio deste ano?
C: A expectativa para todos os campeonatos sergipanos é boa. Ano passado, por exemplo, foi um grande campeonato. Então com os prêmios que existe, como todos os campeonatos, como por exemplo o campeão vai para a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D do Brasil, o vice vai para o Campeonato do Nordeste. O campeão do primeiro turno, que é a Copa Governo do Estado, vai para a Copa do Brasil. Então, graças a Deus, a motivação é grande.
E-SE: O que aconteceu com as equipes do Olímpico e do Canindé? Será que faltou apoio da federação?
C: Não. A federação não tem que dar apoio a clube nenhum. Damos até aquilo que não é a nossa obrigação. O nome equipe profissional já diz: tem que se organizar, tem que ser profissional. O Canindé vai disputar, está tranquilo. O que falta é alguns clubes administrarem as equipes como profissionais, porque tem equipes aqui que ainda são piores que muitas amadoras que eu conheço.
E-SE: Você acredita no potencial deste campeonato tanto em relação a público como em relação a jogadores?
C: Eu acredito sim. Principalmente quando chegar no segundo turno. Por exemplo, nós temos neste primeiro turno o Itabaiana, temos o Lagarto que o povo gosta, tem Estância com o Estanciano que vem aí com uma boa equipe. Então, as perspectivas são muito boas.
E-SE: Esse será seu último ano como presidente da Federação?
C: Eu vou até janeiro de 2016.
E-SE: Daqui até lá, o futebol sergipano continua...
C: Continua, pois quem conheceu o futebol sergipano antes e depois de mim sabe o trabalho que eu fiz aqui. E tem muita gente que fala por aí alguma coisa, é porque não reconhece o trabalho. E tem muita gente também que nunca se preocupou em fazer nada ou alguma coisa por alguém ou por alguma coisa. E tem inveja e começa a falar besteira. A grande maioria reconhece o meu trabalho, e isso eu não tenho nem dúvida. Inclusive eu me sinto até satisfeito. Tem lugares aí do interior que eu vou que tem gente pedindo até autógrafos, coisa que eu não mereço, mas vem. Então eu fico muito satisfeito. Estou aqui na federação porque eu gosto, faço de coração. Sou desportista há mais de 40 anos
E-SE: A Copa do Mundo vai acontecer este ano aqui no Brasil. A Grécia vem treinar em Sergipe. Você concorda ou preferiria outra seleção?
C: Eu preferiria qualquer seleção. O melhor disso é que nós vamos mostrar para o mundo quem é o Estado de Sergipe e quem é Aracaju. Você vai ver, depois desta Copa, o turismo como vai crescer aqui, nesta capital que é a mais bonita do Nordeste, chamada Aracaju.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE VOCÊ ACHOU DA MATÉRIA? COMENTE! SÓ PODEMOS MELHORAR A PARTIR DA SUA OPNIÃO