sábado, 3 de maio de 2008

EXEMPLO DE URBANIDADE

Quero aqui registrar, como torcedor, o exemplo de urbanidade que deram as torcidas do Itabaiana e de Moita Bonita. Elas foram o 12º jogador na disputa pelo título da Copa Tv Sergipe de Futsal, versão 2008. O jogo aconteceu na manhã deste domingo, 3, na quadra poliesportiva do Sesi, no Conjunto Augusto Franco.
Cheguei no local com meu filho Rômulo Oliveira – jornalista desempregado -, com o jogo iniciado. Mesmo assim, percebi que a harmonia era tão grande entre as torcidas que passei a chamar a partida de jogo entre irmãos. Nem as peladas de fim-de-semana acontecem com tanta tranqüilidade.
Durante o jogo só vi um lance com cartão. E pronto. Os torcedores de ambas as equipes, sentados lado-a-lado, no maior respeito entre eles, vibravam a todo instante e aplaudiam as boas jogadas, inclusive do time adversário.
Um espetáculo digno de povo civilizado e ordeiro em um ginásio que estava lotado. O policiamento apenas cumpria trabalho de rotina. Não houve nenhuma, mas nenhuma mesmo, manifestação que pudesse por em risco a segurança e a tranqüilidade dos espectadores, formados por crianças, jovens e adultos.
A quadra poliesportiva do Sesi estava bonita. De um colorido formado por bandeiras, camisetas, e balões com a propaganda da Unimed, uma das patrocinadoras do evento.
Observei, ainda, o marketing de outras empresas, como o G Barbosa, a Competir e a Sully-Tex do meu amigo Francisco Libório, de Lagarto, que merece o meu apreço pelo apoio que sempre deu ao esporte sergipano. Mando um abraço pro grande amigo Chico Libório e para Henrique e Edna, diretores da Competir.
Quero também parabenizar a TV Sergipe – organizadora e patrocinadora da competição -, que fez uma cobertura impecável, utilizando todos os recursos do rádio, da televisão e da net, que é, sem sombra de dúvidas, uma grande formadora de opinião.
A torcida do futebol de salão deu hoje uma verdadeira lição de equilíbrio emocional, urbanidade e delicadeza. Bem que poderia ser assim, também, com os torcedores do futebol de campo. A exemplo do vexame ocorrido na última quarta-feira, no Batistão, entre as equipes do Sergipe e São Cristóvão, quando alguns torcedores do Mais Querido atravessaram todo o estádio para provocar a torcida adversária, dando um trabalhão danado aos policiais.
Sem querer generalizar - pois em todo lugar há gente de boa índole, educada -, se bem que esses desordeiros poderiam tomar uma aula de boas maneiras com os torcedores do futsal, que, diga-se de passagem, não houve nenhum incidente, que eu tenha tomado conhecimento, em todo o campeonato.


Milton S. Oliveira
(e-mail:miltonbb_so@yahoo.com.br)
(milton.so@hotmail.com)

Nenhum comentário: