sábado, 28 de junho de 2008

Abandono do Francão

Sábado, 28 de junho de 2008. O Esporte-SE esteve no município de Estância, zona sul de Sergipe, terra do tradicional barco de fogo. O município é a terra do Estanciano, clube sergipano que já deu muitas alegrias ao torcedor local.
E por falar em Estanciano, a equipe iria participar do Campeonato Estadual da Segunda Divisão. Mas terá que ficar de fora esse ano. Ontem à tarde, baseado em relatório feito pela Comissão de Vistoria dos Estádios Sergipanos, o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Carivaldo de Souza, vetou o time.
O motivo do afastamento foi porque o Estanciano é uma das cinco equipes a não possuir uma praça de esportes que atenda aos requisitos mínimos de segurança e conforto.
Além do Estanciano ficaram de fora o Maruinense, Neóplis (os dois times levam o nome da cidade), River Plate e Amadense. Este último emprestou seu estádio para o time local, Sete de Julho, participar da competição.
Como falamos no início da matéria, estávamos em Estância. O Esporte-SE foi fazer uma visita ao Estádio Estadual Governador Albano Franco, o “Francão”, antiga sede do Estanciano. Somente uma visita.
Quando vimos o estádio, ficamos impressionados com a estrutura por fora, mesmo com os seus problemas. Parecia um monumento antigo, em processo de deterioração.
Mas, abandonado, o estádio está entregue às moscas. Ao subirmos a rampa que dá acesso a um dos setores da arquibancada, deparamos com os dizeres na parede em tinta vermelha: “Interditado pela Justiça”.
Isso sem contar com o problema ao redor do estádio. A lama e grama alta são alguns dos obstáculos para se chegar ao estádio. O esgoto é a céu aberto.
Hoje, segundo informações, o ex-goleiro do Estanciano, Zé Nélson, é quem toma conta do estádio, que há muito tempo não recebe uma partida oficial. Ele toma conta só por tomar mesmo, pois a praça é esquecida tanto pela prefeitura local como pelo governo estadual.
No passado, uma universidade particular de Sergipe, com filial no município, pretendia comprar o estádio para reconstruir e fazer dela uma arena poliesportiva. Mas o projeto ficou só no papel.
Na atualidade, se o Estanciano participasse da última divisão do estadual utilizaria o estádio da equipe rival, o Santa Cruz. Mas como os dois estádios foram vetados, a cidade do barco de fogo ficará de fora do Sergipinho de 2008.
Esta é a triste realidade do nosso futebol sergipano!

Nenhum comentário: