Purificação é o local do handebol
A Etapa Regional Nordeste da Copa Petrobras começa a ser disputada amanhã (11) e vai até domingo (15), no Ginásio do Colégio Purificação, na cidade de Aracaju (SE). Os três primeiros colocados de cada naipe se classificarão para a grande final da competição, que acontecerá entre 24 e 29 de novembro, em Brasília (DF). Cerca de 280 atletas, de 20 escolas classificadas de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Sergipe terão a oportunidade de trocar experiências, disputar uma vaga na final da maior competição escolar da modalidade no país e, ainda, mostrar seu talento.
Do nordeste já saíram grandes jogadores do handebol brasileiro, como, por exemplo, o sergipano Helinho, ex-capitão da Seleção Brasileira na conquista dos Jogos Pan-Americanos/07, e na disputa das Olimpíadas de Pequim/08, e que atualmente é auxiliar-técnico da Metodista / São Bernardo.
“O atleta do handebol sai da escola. E, com certeza, essa iniciativa pioneira da CBHb e da Petrobras será de extrema importância para descobrirmos novos talentos em todo o país, especialmente no Nordeste, que é um grande celeiro. Assim, acredito que, com esse trabalho de detecção de talentos, estaremos muito bem representados nas Olimpíadas do Rio, em 2016”, comentou.
Helinho vê na Copa Petrobras uma grande oportunidade esportiva e social. “Além das crianças terem a oportunidade de mostrar o seu talento no handebol, elas terão a chance de viajar, conhecer locais e pessoas diferentes, enfim, ter uma grande vivência social, e, quem sabe até, chegar a um grande clube ou a Seleção Brasileira de Base”, disse.
No feminino irão participar as escolas Profª Irene Garrido (AL), João Santa Cruz (PB), Imaculado Coração de Maria (PE), Motiva (PB), Colégio São José (BA), Diocesano de Estância (SE), Santa Emília (PE), Presidente Vargas (SE), Marcondes (BA) e Madalena Sofia (AL).
E, no masculino a competição será disputada por Madalena Sofia (AL), Motiva (PB), Padre Guedes (PE), Castro Alves (PB), Colégio São José (BA), Arquidiocesano (SE), Santa Emília (PE), Presidente Vargas (SE), 7 de Setembro (BA), Santa Amélia (AL).
Já foram realizadas as etapas regionais em Belém (PA), Brusque (SC) e Primavera do Leste (MT). Agora, no período de 11 e 15 de novembro, além de Aracaju, acontecerão etapas em Manaus (AM) e Poços de Caldas (MG).
As escolas classificadas para a decisão masculina são: O Mestre (RN), CAIC Balduino (PI), Colégio São José (SC), E.E. Castelo Branco (PR), CE Emílio de Menezes (PR), E.M. Vinicius Moraes (TO) e C.E Vinicius de Moraes (MT).
E, na competição feminina, já garantiram vaga na última fase as escolas Anísio Teixeira (CE), CAIC Balduino (PI), Colégio SEI / Dourados, do Mato Grosso do Sul, Colégios La Salle (PR), Santa Catarina (RS), Colégio Notre Dame de Lourdes (MT) e Colégio CAD (MT).
Os atletas e comissões técnicas das escolas campeãs da Copa Petrobras receberão como prêmio troféus, medalhas e uma viagem para o parque de diversões Hopi Hari, em São Paulo, ou Beto Carreiro World, em Santa Catarina — a escolha fica a critério da escola.
A iniciativa de realizar o maior campeonato escolar do Brasil surgiu por meio da parceria entre Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e Petrobras, empresa que investiu cerca de R$ 4,5 milhões no desenvolvimento do projeto, através da Lei de Incentivo ao Esporte.
Desde 2003, a Petrobras patrocina o handebol brasileiro por meio do projeto Handebol Brasil. Além da Copa Petrobras de Handebol, a parceria inclui o apoio permanente às Seleções Brasileiras Adultas, Júnior, Juvenil e Cadete e tem como objetivos principais a democratização, o desenvolvimento e o fortalecimento do handebol brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário