sábado, 1 de janeiro de 2011

Será que 2011 promete bom futebol?

O ano de 2011 chega com a certeza – ou não – de que os times sergipanos conseguirão bons proveitos nos Campeonatos que estão por vir. O primeiro é o estadual. E algumas equipes já começaram os trabalhos com problemas – que não são poucos para se resolver.

Dos dez clubes que irão disputar a competição, apenas três iniciaram os trabalhos. O primeiro foi o Confiança que fez, em dezembro de 2010, uma festa no estádio Sabino Ribeiro para a apresentação dos jogadores, comissão técnica, diretoria eleita e nova campanha do sócio-torcedor.

A equipe passou o mês de dezembro treinando, e até venceu o Socorrense, campeão da Série A-2, por 1 a 0 em jogo amistoso.

Mas, apesar de poucos no clube admitirem, a apresentação do elenco foi de forma precipitada, pois a equipe iria se preparar para a disputa do Campeonato do Nordeste. O torneio iniciaria este mês mas, por problemas – como a desistência de última hora do Bahia – a competição foi transferida para uma outra data.

Com a transferência, o time proletário, que mantem a base do ano passado, segue confiante para o estadual. Mas a bruxa ronda solta no clube. O goleiro Fábio foi um deles ao sentir o joelho, que operou ano passado, durante um treino. O zagueiro Bira, que também operou o joelho, sentiu o local e, segundo o técnico Nadélio Rocha, não será problema para 2011.

O atacante Nílson Sergipano precisou fazer uma revisão no joelho operado para evitar o DM mais uma vez. Será que teremos outros jogadores no Departamento Médico?


ITABAIANA

O Itabaiana foi a segunda equipe a se preparar, desta vez visando o estadual. O elenco mescla a experiência com a juventude para conseguir bons resultados neste Campeonato Sergipano.

Mas mal começou o estadual e o clube tem que resolver problemas. Na mesma semana em que a equipe se apresentou (meados de dezembro), perdeu o técnico Edson Ferreira, que recebeu proposta do CRB-AL e levou, com ele, sua comissão técnica. Saulo Cândido foi anunciado como novo técnico e se apresenta em 6 de janeiro para a realização dos trabalhos.

Além do técnico, a diretoria está propensa a vender parte da Vila Olímpica para quitar alguns débitos no clube. Mas o patrono José Queiroz da Costa, que leva o nome da Vila, é contra a venda para, segundo a diretoria tricolor, construir um CT e revitalizar a Vila. Queiroz quer um projeto de como será a venda e de como vai ser construído o CT.

SÃO DOMINGOS

A equipe, que leva o nome da cidade, é o terceiro clube a se apresentar visando o estadual. O time, que mantem a base do último Campeonato Sergipano, queria a permanência de Luis Pondé. Segundo informações de bastidores, Pondé estaria insatisfeito com alguns jogadores do clube e não voltou. O técnico pode se acertar com o Estanciano, time que ele ajudou a subir, ano passado, para a divisão de elite do estadual.

OUTROS CLUBES

Sergipe e River Plate irão apresentar, na segunda-feira (3), seus elencos para a temporada 2011. Um caminhão de reforços, entre eles a comissão técnica, desembarcarão no dia. O Sergipe, que terá alguns jogadores do time B do Palmeiras, contratará um técnico vindo de São Paulo, enquanto o River trará um treinador do sul do país.

Quem está de treinador é o Guarany, que trouxe de volta Souza Alagoano. A diretoria não definiu o elenco e espera repasse da prefeitura para 2011.

O campeão da Segundona Estadual, Socorrense, manteve Pimenta no comando e trouxe, até o momento, apenas dois jogadores, que atuaram em equipes da Série A-2 Sergipana: o lateral-direito Bode (ex-Boquinhense) e o esquerdo Fabrício (ex-Dorense).

O vice da Segundona, Estanciano, ainda não definiu a comissão técnica e jogadores para a Série A-1. Mas a equipe ficará sem o diretor de futebol, Sidney Araújo – que pediu demissão – e pode ter de volta, como presidente, Miguel Valério – que, após problemas na cidade e no clube, foi afastado do cargo.

O Olimpico ameaça não participar da competição por falta de patrocínios e parcerias – o novo presidente será definido este ano. O América, com o técnico Ademir Goiano, ameaça não fazer um bom estadual – correndo o risco de ser rebaixado para a Série A-2.

QUEM SABE?

Uma luz no fim do túnel pode fazer com que o estado de Sergipe tenha dois representantes no Campeonato Brasileiro da Série D de 2011.

Após sugestão dos dirigentes de clubes, criou-se a ideia da Federação Sergipana de Futebol (FSF) reivindicar uma segunda vaga para Sergipe na Quarta Divisão Brasileira. O presidente da entidade do futebol sergipano, Carivaldo de Souza, disse que vai conversar com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e ver se existe esta possibilidade do estado ganhar mais uma vaga.

Nenhum comentário: