terça-feira, 9 de julho de 2013

É dia de comemorar

Hoje, 9 de julho, é o Dia Internacional do Futevôlei, modalidade que adquiriu vários adeptos pelo Brasil e mundo. O deputado federal Romário, o atual técnico do Grêmio-RS, Renato Gaúcho, e o ator Eri Johnson, são algumas das estrelas desta modalidade – em Sergipe, David “Ovelha” Soares é um dos destaques. Esta data homenageia o fundador do esporte: Octávio de Moraes, mais conhecido como Tatá (ex-jogador que nasceu em 1965).

O futevôlei é considerado, na atualidade, um esporte amador que não integra o quadro de modalidade olímpica. Os dirigentes da entidade lutam para que ele seja presença garantida nos Jogos Olímpicos Rio-2016.  Apesar disso, há várias competições nacionais, sendo que em breve diversos atletas estarão participando de competição à nível mundial em Goiânia.

A presidente da Confederação Brasileira de Futevôlei,  Nicinha, ainda não se pronunciou para desejar os parabéns aos atletas, técnicos e dirigentes pelo Dia do Futevôlei. Por outro lado, Alberto Mendonça, presidente da Federação Sergipana de Futevôlei, afirma que não há uma programação para se comemorar o dia em Sergipe.

Alberto explica que a modalidade “não é oficial. Precisa a Federação Internacional (de Futevôlei) oficializar”. O presidente da nossa entidade agradece pelo apoio que muitos tem dado ao futevôlei. “As pessoas estão começando a acreditar mais no esporte e levando ele à sério. (O intuito é) não ser apenas um esporte de final de semana, na beira da praia, e sim profissional, que pode evoluir muito. (Espero) um dia (o futevôlei) se tornar um esporte olímpico”, completa o dirigente.

O atleta David “Ovelha” Soares, que esteve no Campeonato Brasileiro de Seleções de Futevôlei, disputado mês passado em Goiás, homenageia esta data dizendo: “Parabéns a todos os atletas que tornam este esporte fantástico”. Ovelha confirma participação na Copa do Brasil de Futevôlei, que acontece de 19 a 20 de outubro, em Tobias Barreto.

BREVE HISTÓRIA
Em 1965 na Rua Bolívar, em Copacabana, para burlar a proibição da policia de se jogar futebol e "linha de passe" na praia, Octávio Moraes, o “Tatá”, resolve jogar em uma quadra de vôlei com rede e campo delimitado, o que era permitido.

Aos poucos, outros atletas resolveram ajudar Tatá e, assim, juntamente com o jogador, se tornaram os pioneiros do futevôlei: Ralph, Luiz Fernando "Tananan", Airton, Adilton Brandão, Orlando "pingo de ouro”, Feitosa, Francês, Carlson Gracie, Zé e Chico Brandão, Betão e Ricardinho Bedram.

Junto com eles, foram, então, surgindo as regras do novo esporte. No princípio jogavam 5 de cada lado. Depois apareceram as "duplas" e até mesmo as "umplas", ou seja, apenas um jogador de cada lado.

A partir de 1980 o Futevôlei teve um desenvolvimento extraordinário, despertando o interesse de patrocinadores e da imprensa. Em 1984 a televisão descobre o Futevôlei em Ipanema e promove desafios e disputas interestaduais com prêmios aos vencedores. 

Com informações do site futevôlei.com.br

Um comentário:

AMIGOS DO VÔLEI DA MARACAJU disse...

O que não é oficial é a data de 09 de julho , a modalidade é sim oficial