Arena Aracaju para Mundial Escolar
Foi inaugurada, na manhã de hoje, a Arena Aracaju, palco localizado na Passarela do Caranguejo e que será utilizado para o 3º Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia, que acontecerá de 13 a 20 deste mês, das 8h30 às 16h – logo em seguida haverá oficinas e uma programação cultural. A Arena possui todas as áreas climatizadas, com área vip para 300 convidados, arquibancada para 500 pessoas sentadas confortavelmente e com segurança, quatro quadras, sendo uma central, duas de treinamento e uma para aquecimento, sala de imprensa, área de hidratação, refeitório e área de convivência. Jornalistas e fotógrafos compareceram na inauguração, que contou com a presença e discurso das autoridades presentes: o secretário de comunicação, Carlos Batalha, representando o governo do Estado, o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho e Carlos Eloy, da Secretaria da Juventude e do Esporte (SEJESP).
Pela CBDE falaram ainda Robson Aguiar, secretário executivo, Everson Cicarini, coordenador de excelência do evento, e Clésio Prado, coordenador técnico.
Pela CBDE falaram ainda Robson Aguiar, secretário executivo, Everson Cicarini, coordenador de excelência do evento, e Clésio Prado, coordenador técnico.
O Mundial é promovido pela International School Federation (ISF), através da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e terá apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (SETESP). Em paralelo a estes jogos, haverá, no mesmo local, o Nordestão, que será eliminatório para o Brasileiro.
De acordo com o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, o campeonato marcará a história do esporte local. “Uma competição diferente, sem aquele ranço da competitividade, um ambiente agradável, um ambiente pedagógico, um ambiente de congregação. Terá uma programação diferente envolvendo o público”, analisou o dirigente, citando que os alunos da rede pública que forem ao evento participará de oficinas de voleibol na arena central, tendo o Zé Marco, medalhista olímpico, sendo auxiliado pela dupla Sandra e Cida e Vinícius Santana. “Isso aí dá um intercâmbio cultural e um expertise na modalidade muito grande”.
Hora, que também é Secretário de Justiça, ressalta que o grande charme da competição é trazer atletas de diferentes países visando um intercâmbio cultural. “Vamos trazer aqui a China, que tem uma cultura milenar totalmente diferente da cultura ocidental; nos temos Israel, que tem toda aquela problemática cultural, política, religiosa. Nós temos aqui, por exemplo, a Alemanha, que é uma cultura muito diferente da nossa. Então, essa interação, esse intercâmbio cultural é que vai proporcionar tanto aos atletas brasileiros, cuja delegação é formada por atletas de vários estados, como ao público local uma oportunidade ímpar de estar interagindo, de estar trocando experiências com o mundo, digamos assim”, afirmou Hora.
Além disso, Antônio Hora pretende reforçar, com o campeonato, elementos como a solidariedade, a compaixão, a amizade, a coletividade. “Tanto é que vamos parar um dia de competição e todos os competidores irão fazer um city tour na cidade. Depois, vamos deslocá-los para o Canyon do São Francisco para que eles possam passar um dia de companheirismo, confraternização e a gente saia um pouco do esporte visando o resultado”, admitiu o dirigente da confederação escolar.
Para o secretário Carlos Batalha, o evento trará retornos significativos para a capital. “Centenas de pessoas ocupando os nossos hotéis, conhecendo os nossos restaurantes, as nossas potencialidades, isso é de uma importância muito grande e uma importância vital. Por mais que a prefeitura possa fazer, ainda é pouco, em função deste evento, que é um evento de congraçamento e que, sem dúvida nenhuma, trará um retorno muito grande para a nossa capital”, analisou Batalha.
O secretário de comunicação ainda ressalta que a competição servirá de aprendizado para os jovens atletas que estarão na capital em busca das vitórias. “A competição ela é salutar a partir do momento em que você comemora as vitórias e você aceita com passividade e com resignação as eventuais derrotas. Mas o importante é competir e não pensar única e exclusivamente em ganhar. Então será uma lição dentro das quadras que será apresentada a esses meninos de hoje, homens e atletas de amanhã. Por isso que a prefeitura não se furtou a investir apoiando este evento”, ponderou Batalha.
Para o secretário Carlos Eloy, Aracaju entrou na rota dos grandes eventos pois tem uma estrutura que chama para isso. “Nós estaremos realizando um evento internacional. Nós estamos atingindo o turismo, atingindo o esporte, estamos atingindo a economia. Hoje nós começamos a receber feedback de atletas que estavam aqui em Aracaju que estão vindo para o São João, pois tiveram o prazer de vir e se encantaram com a cidade. Agradecer à Confederação Brasileira do Desporto Escolar que tem na frente um sergipano ilustre que é o secretário de Justiça, Antônio Hora Filho, que um evento desse ele poderia levar para qualquer lugar do Brasil. Naturalmente ele, pela sua sensibilidade e bairrismo também com o nosso estado e com o nosso município, trouxe para Aracaju. O prefeito João Alves naturalmente faz sua parte de gestor, abrindo as portas para qualquer evento que possa trazer e deixar dividendos no turismo, econômico, cultural”, analisou Eloy, lembrando que o prefeito João Alves lançou uma ordem de início para a tão sonhada arena multiuso.
Eloy explica que, uma das grandes novidades do evento, é fazer com que crianças da Índia, Polinésia Francesa, China possam se interagir com os jovens brasileiros. “Às vezes, essas crianças nunca tiveram essa oportunidade de ter esse intercâmbio, de conhecer um lugar, uma estrutura para se espelhar nesses jovens”, completa.
O secretário espera que os jovens que virão olhar este evento possam praticar esporte. “No universo de 100, pelo menos um possa praticar esporte já é uma grande vitória. A nossa missão é diminuir essa diferença de pessoas que não praticam esportes, pois aí você começa a economizar na saúde – rede hospitalar, de uma forma em geral – e educa nossos jovens”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário:
Postar um comentário