sábado, 22 de agosto de 2015

Kartistas na pista

Os motores roncaram e diversos pilotos foram para a pista do Kartódromo Internacional Emerson Fittipaldi, na tarde de ontem, visando aproveitar o segundo dia de treinos livres para o 6ª etapa do segundo turno do Campeonato Sergipano de Kart, o retorno do estadual, que deu uma parada em julho devido ao Campeonato Brasileiro da modalidade. Era momento de acertar o carro e equipamentos, além do piloto “pegar o traçado” visando a competição que acontece hoje, às 14h, no mesmo Kartódromo Internacional que leva o nome de um dos mais vitoriosos automobilistas brasileiros da Fórmula 1.  A entrada é franca.

A partir das 7h, os kartistas voltam para a pista para mais uma bateria de treinos livres. Até às 9h, acontece o período de inscrições. Às 13h, acontece o treino classificatório para a prova às 14h. Cerca de 35 pilotos, oriundos do próprio estado, além de Alagoas e Bahia, distribuídos nas categorias cadete (até 12 anos), F4 (livre), Sênior (acima de 35 anos) e Parilla (com carros pesando 170 kg) estarão pisando o pé para buscar mais um título na carreira. Dentre os pilotos, estarão aqueles que vão disputar no próximo sábado, 29, a Copa Norte-Nordeste de Kart, em São Luiz-MA: Nilton Luiz, Marcos Reis, Gabriel Cabral, Ademir e Guilherme Figueiredo.

Os líderes de cada categoria são: na F4: José Pedro (SE); cadete: Guilherme Figueiredo (SE), 3º melhor piloto do Brasil; Sênior: Valdomiro Araújo (BA); e Parilla: Marcos Reis (SE). Por conta de compromissos escolares, Guilherme Figueiredo não correu ontem e Valdomiro ainda se encontrava na Bahia. Ambos devem marcar presença nas provas de hoje, tanto nos treinos livre e classificatório como na disputa pelo troféu de mais uma etapa do estadual.

Presidente na expectativa por bons resultados do kart
Para Júlio Cesar, que não é o goleiro da Copa de 2014, mas sim o presidente da Associação Sergipana de Kart (ASK), essa vai ser uma prova emocionante, pois todos estão empolgados por voltar o campeonato. “Quem está na frente (na classificação) vai manter, e quem estiver atrás vai para o tudo ou nada”, frisou o dirigente do kart sergipano.

Líder na categoria F4, José Pedro diz que está preparado e tem o pensamento em só vencer. Para ele, os maiores adversários são Ricardo e Balotelli. “Porque Balotelli viajou para correr o brasileiro e Ricardo que, eu não sei como, chegou aqui já bem preparado”, analisou o garoto de 13 anos.

Gustavo (esq) e José Pedro (dir): pequenos campeões
Atual campeão na categoria cadete e filho do presidente da ASK, Gustavo Araújo afirma que pretende buscar o título para alcançar o primeiro colocado. “Tentar não mostrar meu traçado para ele, e ele não saber meu traçado”, relatou o garoto de 11 anos, que diz ter “alguns truques na manga” para conquistar o bicampeonato.

O líder na categoria Parilla (com carros pesando 170kg), Marcos Reis, disse que está com dificuldades para treinar, em virtude de tantas coisas para fazer, entre elas arrumar a bagagem para viajar ao Maranhão na segunda-feira, visando disputar o Campeonato Norte e Nordeste. “Espero que chova amanhã, porque com chuva o acerto do kart não é tão fundamental quanto o acerto no seco. Estou indo meio com a cara e a coragem. Fui treinar agora e o kart teve problema. Falta menos de 1 hora para terminar o treino, mas estou vendo se consigo terminar. Mas, na hora da corrida espero estar bem psicologicamente, para que eu faça uma boa prova”, relatou Marcos, que evita o rótulo de campeão antecipado do estadual.

Marcos Reis nos preparativos para a prova
Sobre o Campeonato Norte e Nordeste, em 27 de agosto, no Maranhão, Marcos sabe que conquistar bons resultados lá será muito difícil. “A gente não tem tantos recursos como tem o pessoal de lá. Só para se ter uma ideia, hoje (20) não terminaram as inscrições, mas só a minha já tem mais de 22 inscritos. Vai ser uma categoria muito disputada. A gente não tem ainda uma estratégia, pois não conhecemos a pista, não conhecemos absolutamente nada. Vamos de carro, que é um cansaço a mais. Vamos tentar, é meio que um tiro no escuro. Mas pela experiência que a gente tem aqui, com o nosso campeonato, a tendência que a gente acerte é boa, embora não sabemos  se a gente vai acertar o suficiente para ganhar. Mas vamos tentar fazer o possível”, analisou o kartista.

Jéssica (esq) e Ana (dir) : primeira vez no kartódromo

O público presente gostou do que viu. As amigas Jéssica dos Santos e Ana Cássia, que assistia ao treino pela primeira vez, acharam muito bom o que viram. A primeira, 14 anos, disse que foi tudo maneiro e legal. “Amanhã teremos uma grande prova”, ressaltou a visitante. Ana, 15, achou o treino ótimo. “Que eles façam o melhor que podem”, torceu a garota.

Lucas: o bicho vai pegar
O outro torcedor do kartismo sergipano, Lucas, 20, não arrisca um palpite de quem será o vencedor da prova de amanhã, mas diz que poderá se surpreender junto com os colegas. “Tô vendo que o bicho vai pegar”, admitiu Lucas.

Nenhum comentário: