terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Pensar grande em busca de profissionalismo

O Confiança é uma das 111 entidades que aderiram ao Profut, Lei de Responsabilidade Fiscal do Futebol. Esta lei é um programa do governo federal, sancionado pela presidente Dilma Roussef em 4 de agosto de 2016, que objetiva promover a gestão transparente e democrática para entidades desportivas profissionais de futebol. 

E para confirmar a adesão, o presidente do clube, Luiz Roberto Dantas, juntamente com o diretor financeiro e contábil do clube, Wladimir Torres, convocou a imprensa, na manhã de ontem, para comunicar o ocorrido. O palco da coletiva foi o salão de eventos do estádio Sabino Ribeiro. 

Com o Profut, o Dragão do Bairro Industrial refinanciou suas dívidas fiscais em 240 meses, exatamente 20 anos. Segundo cálculos da diretoria, a agremiação deverá pagar as dívidas em valor mínimo, o que agrega benefícios para o clube. 

Para o site Globosporte.com/SE, o presidente do Confiança afirma que a adesão ao Profut é um grande negócio para o clube. “Vamos pagar as dívidas de gestões passadas e iremos obrigar a modernização da diretoria do clube. Teremos também certidão negativa junto aos órgãos públicos”, completou. 

Ao Globoesporte.com/SE, o diretor financeiro e contábil, Wladimir Torres, admitiu que dívidas como FGTS, PIS, INSS e débitos com o Ministério do Trabalho e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional serão parcelados. “Deu muito trabalho. Realizamos uma verdadeira varredura nas contas do Confiança dos últimos 30 anos”, ressaltou o diretor.

NA LEI DE RESPONSABLIDADE FISCAL

Deveres dos clubes

- Publicar demonstrações contábeis padronizadas e auditadas

- Pagar em dia as obrigações tributárias, trabalhistas e direito de imagem

- Investir no máximo 80% da receita bruta com futebol

- Manter investimento mínimo e permanente nas categorias de base e no futebol feminino

- Respeitar as regras de transparência da Lei Pelé

- Não antecipar receitas previstas para mandatos futuros a não ser em caso de situações específicas

Renegociação

- Clubes que adotarem gestão transparente poderão parcelar dívidas em até 240 vezes, com redução de 70% das multas, de 40% dos juros e de 100% dos encargos legais

- Clubes devem reduzir déficit gradualmente até 2021

- Texto aprovado garante a manutenção da taxa Selic para corrigir o parcelamento das dívidas dos clubes

- Dirigentes esportivos poderão ser punidos por atos de gestão temerária

Loterias

- Será criada uma loteria para angariar recursos para os clubes, além da já existente Timemania

- Do total da arrecadação da nova loteria, 65% serão para premiação; 10% para projetos de iniciação desportiva escolar do Ministério do Esporte; 2,7% para os clubes de futebol; 18,3% para despesas de custeio e manutenção; 3% para o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen); e 1% para a Seguridade Social

Com informações do Globoesporte.com/se e Lance!Net

Nenhum comentário: