sábado, 19 de março de 2016

Cálculo errado

O estado de Sergipe ganhou mais um representante no Campeonato Brasileiro da Série D. Após saberem que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estabeleceu critérios para beneficiar oito federações, sendo quatro delas da região Nordeste, as federações do Norte e do Nordeste criou um movimento, encabeçado pelo presidente da Sergipana, Milton Dantas, para reivindicar seus direitos para a Série D. 

E, pelo visto, deu certo. A CBF acatou o pedido e, com isso, o Campeonato Brasileiro da Série D 2016 terá duas equipes de cada federação e as 14 melhores ranqueadas pelo ranking da CBF, perfazendo um total de 68 clubes. 

Com isso, os três melhores do Campeonato Sergipano GBarbosa 2016, exceto o Confiança, garantido na Terceira Divisão Nacional, disputarão a Série D deste ano. O torneio dá aos quatro melhores de 2016 o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série C 2017. 

Mas tiveram dirigentes das federações do Nordeste que foram espertos demais. Isto porque o acréscimo de mais um clube na Série D aconteceu na segunda reivindicação dos clubes à CBF, pois na primeira, que atendeu a um pleito da Federação Paulista de Futebol e dos clubes paulistas, deu duas vagas para São Paulo, uma para o Rio de Janeiro e uma para Minas Gerais (as melhores ranqueadas), além de dar uma para o Ceará, uma para o Rio Grande do Norte, uma para Alagoas e uma para o Pará. 

Na soma: 44 clubes disputando a Série D. 

O Esporte-SE fez as contas: chegou-se a 64 quando uma vaga foi dada para cada federação que não tinha sido contemplada (SC, RS, PR, PE, GO, BA, MT, MA, PB, DF, AM, SE, AC, PI, MS, ES, TO, AM, RO, RR). 

E por que 68? Será que fizeram a conta errada? 

Se não, para quem foram as quatro vagas que restam do cálculo? 

Tem gente esperta nisso.

Nenhum comentário: