terça-feira, 17 de maio de 2016

Emendas à Lei de Arbitragem despertam interesse dos profissionais de futebol

O auditório do Sindicato dos Bancários recebeu, na manhã de segunda-feira 16, um grande número de atletas, técnicos, ex-árbitros de futebol, dirigentes e imprensa esportiva: todos ligados na palestra do ex-árbitro Fifa, Alício Pena Júnior, sobre as mudanças processadas, a título de emendas, na Lei de Arbitragem.

Segundo Alicio Pena, as mudanças foram processadas na 130ª reunião da International Football Association Board (IFAB) e aprovadas por todos os filiados. No Brasil já estão em vigor em algumas competições, como o Campeonato Brasileiro da Série A, iniciado no último final de semana.

“Na realidade, existem muitas novidades. Das 17 regras oficiais de futebol, 16 sofreram emendas. Só não sofreu emenda a regra 2, que fala sobre a bola. Dessas emendas, algumas são novidades e realmente facilitarão o trabalho dos árbitros. Outras, no entanto, já existiam, mas não eram regulamentadas. Agora passam a integrar a Lei da Arbitragem de Futebol”, informou Alicio Pena, acrescentando que a CBF já providenciou a impressão do novo livro, que será distribuído nos próximos dias.

Dentre essas mudanças estão a possibilidade de expulsão de atleta antes do apito inicial, a saída de bola em qualquer direção no início de jogo e a cobrança de impedimento, no local onde o atleta impedido recebe a bola.

A palestra que pela manhã foi para um público selecionado, como atletas, dirigentes e imprensa, no período da tarde foi destinada apenas aos oficiais de arbitragem, que são os árbitros e assistentes, inclusive com testes de avaliação. Nesta terça-feira 17, o ciclo de palestras prossegue nos dois expedientes para os oficiais de arbitragem: pela manhã, no auditório do SEEB, e à tarde, no Jatobá Praia Hotel.

A palestra contou com presença maciça dos jogadores e comissão técnica do Confiança. Do Sergipe apenas o assistente técnico Elenilson Santos e o supervisor Nelson Lima, que justificou a ausência dos jogadores. “Os atletas do Sergipe foram liberados e estão todos viajando. Senão estariam aqui também, porque palestras sobre arbitragem, sempre atraem a atenção dos atletas de futebol, que tem como obrigação ter um conhecimento mínimo sobre o assunto”, justificou Nelson Lima.

Para o técnico Betinho, do Confiança, esse tipo de palestra ajuda no desempenho dos atletas dentro de campo. “É importante o jogador conhecer as leis de arbitragem e especialmente, as modificações quando existirem. O atleta conhecedor das leis vai respeitar mais o árbitro, não vai discutir e não induzirá os árbitros a marcar faltas inexistentes, porque sabem que serão punidos. Acho que esse tipo de palestra é muito importante”, avaliou o treinador Betinho.

Com informações da FSF

Nenhum comentário: