segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Arbitral definido. Mas, como estão os clubes para o estadual?

A Federação Sergipana de Futebol (FSF) definiu, nesta manhã, o arbitral visando o Campeonato Sergipano de Futebol da Primeira Divisão: será na próxima quarta-feira, 16, às 16h, na Câmara de Vereadores de Itabaiana. Com a presença dos representantes de clubes e da imprensa sergipana, os dirigentes da FSF buscam definir, no agreste sergipano, a fórmula de disputa e possível mudança na pontuação de fase e discutir uma maneira de encurtar o Campeonato Sergipano de 2018. 

A proposta da entidade do futebol é fazer com que o campeonato de 2017 tenha a mesma fórmula de disputa do torneio deste ano. Ou seja: dez clubes em chave única, com os seis primeiros classificados para o hexagonal, sendo que os quatro últimos disputarão o quadrangular do rebaixamento. Os dois melhores do hexagonal fazem a final, enquanto os dois piores do quadrangular serão rebaixados. Sergipe e Itabaiana fizeram a final deste ano, com o Sergipe campeão, enquanto Guarany de Porto da Folha e Socorrense caíram para a Série A-2. 

A previsão é que o estadual comece na segunda semana de janeiro. Mas, como estão os clubes para a disputa do estadual?

O Sergipe, atual campeão estadual, foi um dos primeiros a reforçar o elenco. Primeiro: a comissão técnica. O preparador físico Carlinhos está de volta ao Mais Querido. Luciano Mancha, ex-Campinense, será o novo gerente, no lugar de Marcelo Bomfim, que não permanece para 2017. Sobre o técnico, a diretoria negocia com o técnico Betinho, ex-Confiança e Fluminense de Feira-BA. Há informações de que o anúncio aconteça até o fim desta semana.

Com relação ao elenco, o time perdeu um grande jogador: após cinco anos defendendo o a equipe rubra, o meia Rafael Vila deve reforçar o arquirrival Confiança. Outros jogadores ainda podem sair antes de começar a pré-temporada. Mas alguns já foram contratados: o lateral-direito Anderson Sorriso (ex-Itabaiana), o zagueiro Cris (ex-Rio Branco-SP) e o volante Ramalho (ex-ASA-AL). Entre os campeões estaduais, o meia-atacante Hiago renovou o contrato. O lateral Max, o meia Gabriel Cajano e o atacante Thalis tem contrato até maio. 

O vice-campeão Itabaiana deve manter 90% do elenco que quase subiu para a Série C do Campeonato Brasileiro, sendo eliminado nas quartas de final para o São Bento-SP: derrota por 1 a 0 no Etelvino Mendonça, e por 2 a 0 no Walter Ribeiro, em São Bento-SP.  Um dos principais responsáveis para a montagem do elenco, o diretor de futebol, Adaílton Souza, permanece na diretoria, juntamente com outros nomes da comitiva tricolor. 

Quanto ao elenco, apenas a manutenção da maioria dos jogadores para a disputa tanto do estadual, como da Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro. O clube trabalha nos bastidores para anunciar o nome do novo treinador. Aílton Silva (ex-Juventus-SP) e Gilberto Pereira (atualmente coordenador e treinador do Sub-20 do Atlético-GO) são os mais cotados. Um dos dois deve substitui Leandro Campos, que esteve no Itabaiana tanto no vice-campeonato estadual como no Brasileiro da Série D. 

O Confiança começou com tudo. Após o período eleitoral que elegeu Hiago França para ser o novo presidente, a nova diretoria anunciou Leandro Sena como novo treinador. Com passagens por Globo-RN, Treze-PB, Icasa-CE e Alecrim-RN, o novo comandante é um velho conhecido da torcida proletária: foi auxiliar do técnico Roberto Fernandes no Brasileiro da Série C. Adilberto Santana, sem clube, será o gerente administrativo. 

Quanto ao elenco, algumas novidades. O meia-atacante Jaílton, ex-Dorense e ASA-AL, é o primeiro reforço confirmado. O outro meia, Rafael Vila, deve chegar em dezembro, quando não terá mais vínculo com o arquirrival Sergipe. O também meia Everton Santos, que esteve na campanha de livrar o Confiança do rebaixamento para a Série C, renovou o contrato. Quem não retorna é o goleiro Junior Beliato, novo arqueiro do ABC-RN, que subiu para o Campeonato Brasileiro da Série B de 2017. 

Se Sergipe, Itabaiana e Confiança já se movimentaram para a temporada 2017, o mesmo não se pode dizer das outras cinco equipes: Dorense, Boca Junior, Estanciano, Amadense e Lagarto. Os substitutos de Guarany e Socorrense serão definidos em 19 de novembro com o campeão e o vice do Sergipano Série A-2. Os dois clubes da Série A-2 terão pouco tempo para montar um time, visto que muitos jogadores da A-2 estão com destino certo ao término do campeonato, principalmente para os clubes da divisão de elite do estadual.

Nenhum comentário: