quarta-feira, 16 de novembro de 2016

FSF realiza arbitral em Itabaiana com mudança no regulamento

Com a presença dos dez representantes de clubes, incluindo os presidentes dos finalistas da Série A-2 (Botafogo e Frei Paulistano), a Federação Sergipana de Futebol (FSF) realizou, na tarde desta quarta-feira, 16, o congresso técnico do Campeonato Sergipano de Futebol 2017. O local do evento foi a Câmara Municipal de Vereadores da cidade.

Além dos representantes dos dez clubes que disputarão o campeonato, participaram da reunião os dirigentes da FSF, entre eles o diretor técnico da entidade, Diogo Andrade, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Edmo Oliveira, e o presidente da entidade, Milton Dantas; Djaniro Jonas, promotor do Ministério Público Estadual; Carlos Memera, presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Sergipe; Gilson Dórea, representando Saulo Eloy, da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer; o vice-presidente da Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe, Adel Ribeiro; além do capitão Diego e do coronel Rollemberg, ambos representando a Polícia Militar de Sergipe.

Na reunião, ficou definido que o estadual terá 21 datas, sendo que a primeira rodada acontece de 13 a 15 de janeiro, e a final será nos dias 22 e 29 de abril. Quanto à formula de disputa, o sistema será o mesmo deste ano, que sagrou o Sergipe como o campeão e o Itabaiana como vice: dez equipes se enfrentam em jogo único, com os seis primeiros classificados para o Hexagonal Final, e, após jogos de ida e volta do Hexagonal, os dois primeiros decidem o título. Os quatro últimos brigam para não cair, em jogos de ida e volta, no torneio batizado de Quadrangular da Permanência.

A partir da segunda fase, os dirigentes da FSF sinalizaram por mudanças. Visando enxugar o campeonato, a entidade aprovou proposta do Estanciano determinando que, de 2018 até 2020, dois clubes serão rebaixados para a Série A-2, e apenas o campeão da Segundona sobe para a divisão de elite. O campeonato seria disputado em 2020 por oito clubes, um sonho da FSF.

Mudanças também aconteceram para 2017 na quantidade de cartões amarelos: por oito votos a favor, contra dois, ficou definido que os amarelos serão zerados quando o clube passar de fase. Ou seja, se o jogador tiver cartão amarelo na fase classificatória, zera no Hexagonal ou Quadrangular da Permanência. Se o jogador tiver cartões amarelos no Hexagonal, zera nos jogos da decisão. “Só não vai acontecer quando houver suspensão automática ou o atleta tiver recebido o cartão vermelho”, explicou Diogo Andrade, diretor técnico da FSF.

Aprovada a decisão, o presidente da FSF, Milton Dantas, apresentou a bola oficial do estadual de 2017: bola da Penalty. E o presidente ainda afirmou que, na terça-feira, 22, às 20h, haverá a apresentação do Programa de Marketing do Futebol Sergipano.

Através de parceria com a TV Atalaia, firmada em 8 de novembro na sede da emissora, ficou determinado que a emissora irá transmitir 21 jogos, um por rodada, todos eles na sexta-feira, às 18h15, exceto as finais, que serão em dois sábados: 22 e 29 de abril.

Como último assunto a ser citado e aguardado pelos presentes na Câmara Municipal de Vereadores de Itabaiana, a FSF divulgou a primeira rodada do Campeonato Sergipano de Futebol 2017, com os seguintes jogos:

13/1: 18h15 (TV): Lagarto x Itabaiana – Local: Etelvino Mendonça, em Itabaiana*

14/1: 16h: Estanciano x Boca Junior – Local: Francão, em Estância

14/1: 20h: Confiança x Botafogo – Local: Arena Batistão, em Aracaju

15/1: 16h: Frei Paulistano x Amadense – Local: Estádio Municipal de Frei Paulo

15/1: 16h: Sergipe x Dorense – Local: Arena Batistão, em Aracaju

*Caso o Paulo Barreto de Menezes esteja pronto até antes do estadual, o Lagarto volta a mandar os jogos em seu estádio

Nenhum comentário: