terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Copa 18 do Forte chega à 23ª edição com novidade

Melhorar o conceito de vida da comunidade. É com esta proposta que dirigentes da Federação Sergipana de Futebol (FSFS) darão início, em 21 de janeiro, a mais uma importante competição na capital: a 23ª Copa 18 do Forte. O torneio tem o apoio logístico da Federação Sergipana de Futsal (FSFS) e faz parte do calendário da entidade desde 2014. A competição, criada pelo irmão do atual presidente da FSFS, Gilmar Rezende, abre o calendário da federação e acontece no Colégio Estadual Governador Valadares, localizada no Bairro 18 do Forte. A novidade neste ano é o handebol, que servirá como “experiência” para os organizadores.

A competição envolverá todo o estado em um só local: a quadra do colégio estadual. Ano passado, participaram equipes de Itabaiana, Capela, Maruim e Carmópolis. Os organizadores esperam que a quantidade supere a de 2016. A Copa envolverá nove categorias, sendo que o congresso técnico das categorias de base – masculino: Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-15 e Sub-17 – acontece na segunda-feira, 9, às 19h, no Colégio Estacual Governador Valadares; e o congresso técnico das categorias do feminino (Sub-17, Sub-20 e Adulto) acontece na terça-feira, 10, às 19h, também no Colégio Valadares. 

Não há uma data confirmada para a realização do congresso técnico da categoria adulto masculino. De acordo com o coordenador-geral da FSFS, Mário Sérgio, vai depender do calendário da escola para ceder a quadra para os jogos do adulto. “A vontade que nós temos é que (a competição do adulto) tenha início até a primeira quinzena de fevereiro. Apesar da competição ser de caráter particular, dependemos da liberação da quadra pelo estado”, completou. 

A Copa vai acontecer de segunda à sexta-feira à noite (categoria adulto masculino), a partir das 19h; e finais de semana, nos turnos da manhã, tarde e à noite (masculino: Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-15 e Sub-17; feminino: Sub-17, Sub-20 e Adulto). De acordo com o coordenador-técnico da competição, Laércio Santa Bárbara, a categoria adulto terá três jogos por noite, enquanto que, nos jogos do fim de semana, a tabela será formada por 18 jogos a cada fim de semana. Cerca de 1 mil a 1,5 mil pessoas devem comparecer para prestigiar o evento.

A taxa de inscrição será R$ 150, por equipe. “Se uma mesma agremiação inscrever de três a quatro equipes, haverá desconto”, afirmou Laércio, que está dependendo do governo estadual para fechar o valor da premiação aos times que conquistarem os melhores resultados. Ele adianta que a categoria adulto receberá, como prêmio, dinheiro, troféu e medalhas, enquanto que, para as outras categorias, a premiação será apenas com troféu e medalhas. 


HISTÓRICO
A Copa 18 do Forte começou como forma de motivar o esporte nas ruas do bairro onde moram o presidente da FSFS, Vanilson Rezende, e o irmão, Gilmar Rezende. A pretensão era agregar as crianças que viviam à margem da criminalidade. A competição começou com disputas entre equipes da capital. Tomou notoriedade, cresceu demais e hoje já conta com, pelo menos, 30 equipes na categoria adulta e um público com mais de mil pessoas na quadra do Colégio Estadual Governador Valadares. Foi por conta da Copa que, há quatro anos, a atual diretoria da FSFS assumiu o posto da entidade responsável pelo futsal sergipano. Com esta diretoria, a Copa, que já teve jogadores de Seleção Brasileira, caso do ala Bebeto e do goleiro Rogério, passou a ter reconhecimento no estado e continua fazendo parte do calendário da FSFS.

Nenhum comentário: