segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Ganhar músculos através do esforço físico é o que pode transformar sua saúde

(Crédito: Eu Atleta/Globoesporte)
Fazer atividade física é algo que o ser humano faz desde a pré-história. Não de maneira sistematizada, mas funcional. O homem primitivo tinha que correr (aeróbio) atrás da caça que fugia, lutava, arremessava a lança ou a pedra para matar a caça (modalidades), carregava o animal pesado (força) de volta para a caverna, comia o bicho (proteína e gordura) junto com algumas frutas ou raízes que colhia (carbo e vitaminas) e dormia (recuperação/reconstrução) para descansar antes de ter que caçar de novo. Se for pensar de verdade, o homem primitivo já “entendia” bastante do funcionamento e da fisiologia do próprio corpo.

Quando vemos os estudos evolutivos das diferentes espécies, e quando estudamos nos dias atuais os diferentes comportamentos motores (as formas e quantidades de esforços que cada um faz no dia a dia), cada vez mais começamos a identificar um fator que é comum e positivo em todos: o desenvolvimento muscular traz benefícios inegáveis para todos.

Desenvolvimento muscular, ganho de massa magra, trabalho contra uma resistência intensa, acima dos padrões da civilização moderna atual e sedentária, são todas, formas de entendermos um mesmo fim: ganhar músculo através do esforço físico é o que pode nos transformar em pessoas mais saudáveis, com mais qualidade e tempo de vida!

Então pessoal, apresento a vocês o seu melhor amigo contra todos os males de saúde que possam existir: o músculo! De todas as estruturas envolvidas na nossa movimentação diária incluindo o exercício, os músculos são as estruturas que mais conseguimos mudar por vontade, e por interferência externa direta de nossas atitudes. E isso é uma grande notícia, pois, ao mesmo tempo, o poder dos músculos em nossa saúde é gigantesco.

Alguns estudos recentes e importantes tem revelado que, mesmo pessoas magras, visualmente falando, ou até aquelas extremamente magras, carregam consigo riscos aumentados de doenças cardiovasculares, em relação às pessoas com peso maior, mas que possuem também uma musculatura mais desenvolvida, ou seja, mais massa magra proveniente de mais esforço físico contra resistência.

O desenvolvimento muscular apresenta um grande ponto positivo: quando você pratica atividade física, e faz com que seu músculo cresça, ele não fica maior na hora que você está fazendo o esforço (apesar do aparente aumento que ocorre devido ao processo inflamatório ali instaurado pelo esforço).

Seu melhor amigo, aquele que pode salvar sua vida, e que, se você cuidar dele, receberá de volta dez vezes os benefícios, já está do seu lado!! Cuide de seu melhor amigo: o Mr. Músculo! Ele cresce no processo de recuperação que pode durar alguns dias após o treino. Ou seja, durante todo esse processo de recuperação, o corpo está consumindo mais energia do que o normal para reconstruir o músculo cansado do exercício. E mais: o músculo que cresceu, fica grande por dias ou mesmo semanas e, sendo maior, precisa de mais energia para sobreviver e consome mais ainda!

Inclui-se ainda que uma estrutura corporal, com músculos fortes, mantém os ossos nos devidos lugares, permite que você faça esforços fora da rotina com segurança, como por exemplo levantar seu filho no colo sem arrebentar suas costas, ou mesmo jogar seu futebol com menos chance de se machucar, correndo mais rápido, e chutando mais forte; ou ainda, manter um visual estético mais agradável e atraente aos instintos naturais dos outros seres humanos.

Fonte: Eu Atleta/Globoesporte

Nenhum comentário: