quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Argentina, Paraguai e Uruguai lançam candidatura por Copa de 2030




Agora é oficial! A proposta ficou concreta! Em cerimônia realizada na Casa Rosada, sede do governo argentino, Argentina, Paraguai e Uruguai formam uma candidatura conjunta para a realização da Copa do Mundo de 2030. Estiveram presentes no encontro os mandatários da Fifa, Gianni Infantino; da Conmebol, Alejandro Domínguez; e os presidentes dos três países: Mauricio Macri (Argentina), Horacio Cartes (Paraguai) e Tabaré Vázquez (Uruguai), além de membros dos governos das três nações.

O anúncio seria feito no mês passado, antes da partida entre Uruguai e Argentina, em Montevidéu, Uruguai. No entanto, o próprio Gianni Infantino exigiu presença no evento, que foi adiado para outubro. Embora convidado, o dirigente máximo da Fifa não ficará em Buenos Aires para acompanhar a partida entre a seleção argentina e o Peru, nesta quinta-feira, 5, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo Rússia 2018. O suíço-italiano desembarcou na capital argentina na manhã desta quarta, fez uma visita à AFA, e depois partiu para o almoço com os chefes de estado. Em entrevista coletiva após o encontro, o presidente argentino, Mauricio Macri, oficializou a candidatura.

"Ratificamos esse compromisso. Vamos ter o apoio da Conmebol. A região merece. O que se busca não é só dar lugar à paixão que compartilhamos. Estamos sempre buscando novos projetos. Vamos fazer um grande Mundial". 

A proposta é, até agora, a única para a Copa de 2030. O Uruguai não havia confirmado representantes no evento até a segunda-feira. Nos bastidores, corre a informação de que agradou muito aos uruguaios a entrada do Paraguai na candidatura, especialmente aos empresários do país. No entanto, os presidentes dos três países afastaram qualquer desentendimento.

"Reitero, apesar da ideia original vir do Uruguai, que nos convidou, quando propus incorporar o Paraguai, ele também disse “estou de acordo”. Não houve tal diferença. Ao Uruguai também foi positivo. Um Mundial com 48 equipes requer um esforço", declarou Macri.

A ideia de sediar a Copa do Mundo de 2030 surgiu, inicialmente, apenas no lado uruguaio, que gostaria de receber o Mundial 100 anos depois da primeira edição, que aconteceu no país. Com poucos recursos financeiros e estruturais para suportar tal evento, o Uruguai incorporou a Argentina à candidatura. O Paraguai só foi confirmado como um terceiro membro na proposta no mês passado. A ideia é que, no lado paraguaio, apenas Assunção seja utilizada como sede.

A China também se movimenta para se postular à uma das candidatas à Copa do Mundo de 2030. O Mundial anterior, de 2026, tem duas propostas em análise: candidatura conjunta de Canadá, Estados Unidos e México e outra de Marrocos. A Fifa anunciará, na véspera do primeiro jogo da Copa de 2018, quem sediará o torneio de 2026.


Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário: