sábado, 3 de fevereiro de 2018

Ficar o dia todo digitando no celular pode machucar o pescoço?

(Crédito: Eu Atleta/Globoesporte)
Passar muito tempo digitando no celular, olhando para baixo, com uma postura péssima, parece algo com grande probabilidade de gerar dor na cervical. Porém, esse pensamento intuitivo não se confirma nos números. Uma pesquisa científica publicada recentemente por um grupo de brasileiros no European Spine Journal mostrou que não há associação entre a postura ao mexer no celular e a frequência de dores no pescoço.

O estudo analisou 150 jovens cariocas, entre 18 e 21 anos, usando o celular para escrever uma mensagem. Um fisioterapeuta, e também o próprio jovem participante, classificaram a postura do pescoço como adequada, aceitável, inapropriada e excessivamente inapropriada. Quanto mais para baixo a cabeça, ou seja, quanto maior a flexão da cervical, mais inapropriada era a postura.

E, curiosamente, a maioria das pesquisas sobre esse tema chegaram na mesma conclusão. Como por exemplo, uma pesquisa realizada com 1100 japoneses de 17 anos de idade, que também não encontrou relação com a postura e sintomas na cervical.

Esses achados desafiam o senso comum de que uma má postura ao celular prejudica a coluna cervical. Existem também alguns estudos que mostraram tal tipo de resultado, no qual o celular e a postura foram os vilões das dores cervicais. Mas esses são em menor número e com algumas falhas de método.

A pesquisa dos brasileiros também tem pontos fracos. Um deles é o fato de terem avaliados os jovens apenas uma vez. Esse tipo de trabalho não consegue definir uma relação de causa e efeito, mas somente uma associação. De qualquer maneira, é mais uma informação que nos coloca a pensar sobre a real causa de dores no pescoço e instiga a busca por melhores soluções para esse problema.

Referência: Text neck and neck pain in 18–21 year old young adults.

Fonte: Blog Eu Atleta/Globoesporte

Nenhum comentário: