quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Atletas de São Cristóvão são contemplados no Bolsa Atleta do município

(Crédito: 
Na manhã desta quarta-feira, 21, 16 atletas da cidade de São Cristóvão foram integrados no programa Bolsa Atleta da cidade. A cerimônia de nomeação dos esportistas contemplados ocorreu no Paço Municipal da quarta cidade mais antiga do país.

De acordo com Marcos Santana, prefeito da cidade, o intuito é destinar recursos para os atletas de alto rendimento nascidos em São Cristóvão, com valores que variam de R$ 400 a R$ 1 mil. O programa tem duração de um ano.

Uma das atletas contempladas é a jogadora de vôlei de praia Duda Lisboa, que nasceu em São Cristóvão e despontou para a modalidade no CT Cida Vôlei, da mãe dela, que também foi jogadora. Ainda na base, ela já começou a se destacar conquistando títulos importantes, como a medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude de Nanquim, na China, em 2014. Considerada um fenômeno do vôlei de praia, começou a receber atenção especial da Confederação Brasileira de Vôlei e participou do programa Vivência Olímpica nos Jogos Rio 2016, que teve o intuito de levar jovens promessas para o ambiente olímpico e dar a ele experiência e rápida adaptação.

- O Bolsa Atleta de São Cristóvão é mais um apoio, mais uma ajuda, mais uma motivação para o atleta competir. É ir aos treinos sabendo que você tem uma ajuda: você pode comprar uma passagem, bancar uma hospedagem. Então, com essa ajuda, você sente que pode, que consegue, é um estímulo a mais. Felicidade para nós que somos da cidade. Acho que todos os atletas têm que agarrar com toda a força essa oportunidade e ir com tudo nas competições, nos campeonatos e nos treinamentos - disse Duda.

Duda Lisboa, ao lado da medalhista olímpica Agatha, está bem próxima de alcançar a tão sonhada vaga nas Olimpíadas. Elas estão disputando uma série de competições internacionais que contam pontos para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. A sergipana foi eleita a melhor jogadora do Circuito Mundial em 2018.

- A gente ainda está buscando essa classificação. São cinco duplas brasileiras buscando duas vagas. Então nada está definido. Tudo se definirá no próximo ano. A gente está lutando muito, mas com os pés no chão, pois faltam algumas etapas. Com fé em Deus, vai dar tudo certo. Espero poder levar o nome de São Cristóvão para os Jogos Olímpicos. Falta só um pouquinho - complementou Duda.

Instituído com a sanção da lei Duda Lisboa (nº 312/2017), o Bolsa Atleta contempla atletas e paratletas esportivos tanto de modalidades individuais quanto coletivas (reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro - COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O atleta selecionado receberá o benefício durante 12 meses.

Fonte: Globoesporte SE

Nenhum comentário: