O que esperar das equipes sergipanas para 2020?
![]() |
| (Crédito: Divulgação) |
Visando o Campeonato Sergipano, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro das séries B e D, os times realizaram amistosos e jogos-treinos, durante a pré-temporada, para mostrar como estão a preparação para 2020.
Se tomarmos como base estes amistosos e jogos-treinos que aconteceram antes do Natal e a poucos dias do Ano Novo, o torcedor sergipano pode ter uma certeza: o Campeonato Sergipano de 2020 será um fiasco e não iremos longe na Copa do Brasil, na Copa do Nordeste e no Campeonato Brasileiro das séries B e D.
Mas pode ser que estejamos enganados e o estadual de 2020 seja muito disputado, com bom público e muitos gols.
Confira o desempenho das equipes até o momento:
FREI PAULISTANO
Com calendário cheio para 2020, a diretoria do atual campeão estadual não mediu esforços para fazer um time competitivo visando o Campeonato Sergipano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D. A começar pela comissão técnica, com a permanência do técnico Betinho.
Os atacantes Luan, artilheiro do estadual deste ano com nove gols, e Tiquinho também permaneceram. Para reforçar ainda mais o elenco, a diretoria trouxe o goleiro Weyde Andrade, destaque no Itabaiana; o volante Ramalho e o atacante Kiko Alagoano, destaques nas equipes que defendeu, entre elas o Sergipe
Neste início de pré-temporada, o Touro do Agreste realizou dois jogos testes. No primeiro, empatou em 0 a 0 com o sub-20 do Confiança, em jogo-treino realizado em Aracaju. No segundo, venceu o Jaciobá-AL por 1 a 0, gol de Luan, em amistoso realizado em Pão de Açúcar-AL.
CONFIANÇA
Outro com calendário cheio – Sergipão, Nordestão e Campeonato Brasileiro da Série B – a diretoria proletária manteve boa parte dos jogadores que conquistou o inédito acesso para a Série B, entre eles: o goleiro Jean, o zagueiro Vinícius Simon; os laterais Thiago Ennes e Marcelinho; o meia Ítalo e o atacante Renan Gorne, autor do gol do acesso.
O técnico Daniel Paulista permaneceu. Com ele vieram alguns reforços, entre eles o goleiro Rafael Santos, com passagem pelo Vila Nova-GO; o zagueiro Nirley, com larga experiência em Série B; e o atacante William Barbio, revelado pelo Vasco e com passagem por clubes como Atlético-GO, Chapecoense e CRB-AL.
Apesar de tantas novidades, o torcedor ainda não viu o time disputar amistosos e jogos-treinos durante esta pré-temporada. Não há programação de jogos testes para os próximos dias agendado pela diretoria.
LAGARTO
O Alviverde do Agreste terá apenas duas competições no calendário de 2020: o Campeonato Sergipano e a Copa do Brasil. Mesmo com poucos jogos para disputar, a diretoria, cujo presidente é Robson Santos, primo do atacante lagartense Diego Costa, decidiu radicalizar.
A primeira medida foi escolher um novo treinador: desistiu Givanildo Sales, comandante em 2018 e 2019, e trouxe Ranielle Ribeiro, atual vice-campeão potiguar pelo ABC e terceiro colocado da Copa do Nordeste de 2018 pela mesma equipe.
Dentre os jogadores que permaneceram, destaques para o zagueiro Breno, que deu um ‘chapéu” no Sergipe e foi referência no estadual deste ano; e a dupla de ataque formada por Thiago Santos e Ila: juntos, eles marcaram sete gols, alguns deles decisivos para que a equipe conquistasse a vaga na Copa do Brasil.
A maioria dos reforços do Verdão já atuou no futebol potiguar. Entre os conhecidos da torcida sergipana está o meia Cascata, que jogou no início da carreira no A.C. Lagartense. Outro conhecido, mas que não atuou no futebol potiguar, é o volante Rafinha, campeão estadual pelo Confiança em 2017.
Como teste, o Lagarto já disputou dois jogos-treinos no Estádio Municipal Albano Franco, em Simão Dias. A praça em Simão Dias será a casa do Lagarto no Campeonato Sergipano, pois o Barretão, em Lagarto, continua fechado para reformas.
Em nova casa, o time lagartense enfrentou duas equipes amadoras da cidade: no primeiro, goleou o Fluminense da Horta por 8 a 2; no segundo, goleou o Clube Amigos da Bola por 3 a 0.
ITABAIANA
O Tricolor da Serra terá no calendário duas competições: o Campeonato Sergipano e o Campeonato Brasileiro da Série D. Diferente do Lagarto, a diretoria serrana apostou em soluções caseiras para a disputa do estadual.
O técnico será Ferreira, profissional que, por muito tempo, esteve a frente da comissão, seja como técnico, seja como auxiliar. O auxiliar de Ferreira será Edmilson Santos, de 74 anos, e com larga experiência no futebol sergipano.
Entre os que renovaram contrato, destaque para o zagueiro Hugo, que vai para sua quarta temporada com a camisa do Itabaiana. O meia Branco também está de volta ao Itabaiana, assim como o volante Bruno Kabelo.
Como reforços, a diretoria contratou pouco: destaques para os laterais Deivid Coió (Boquinhense) e Jorge (Sergipe); Otávio e Toco (ex-América de Pedrinhas, atual campeão do Sergipano Série A-2); e o meia Alex Galo (ex-Paysandu).
Até o momento, o Tricolor da Serra realizou um amistoso. Antes do Reveillón, o time comandado por Ferreira perdeu para o CEO-AL, em Olho D´Água das Flores-AL, por 1 a 0. No sábado, 4, às 20h, o time fará o segundo amistoso: encara o Atlético-BA no Mendonção, em Itabaiana.
SERGIPE
Uma das primeiras equipes a iniciar a preparação para o Campeonato Sergipano, única competição do calendário, a diretoria teve dificuldades na montagem no elenco, devido ao pouco dinheiro em caixa.
Mesmo assim, trouxe o técnico Fernando Dourado, conhecido por seu trabalho no Brasil e exterior – em Sergipe, comandou o América de Propriá na Segundona Sergipana. Nelson Lima está de volta como gerente do clube. Carlinhos Silva continua como preparador físico.
O elenco é formado por atletas que renovaram o contrato, caso do lateral Paulo, do volante Maxsuel e do atacante Cléber; entre os reforços estão: o goleiro Marcão (que está de volta), o zagueiro Renato Camilo (ex-Confiança), o lateral-esquerdo Diego Costa (ex-Lagarto) e o atacante Tata (ex-Dorense e vice-artilheiro do estadual deste ano).
Durante a pré-temporada, o Sergipe disputou um jogo-treino e dois amistosos, todos eles no Estádio João Hora, casa do time rubro. O primeiro teste foi o jogo-treino contra o time sub-20 rubro que vai disputar a Copa São Paulo 2020: vitória por 3 a 0. Em seguida, dois amistosos: perdeu para o Boca Junior por 1 a 0 e empatou em 1 a 1 com o América de Pedrinhas.
BOCA JUNIOR
Uma das novidades do Boca em 2020 é que o clube mudará de sede pela terceira vez. O time, do presidente Gilson Behar, era conhecido por ser da cidade de Cristinápolis; depois foi para Estância; e neste Campeonato Sergipano, a equipe estará instalada na cidade de Carmópolis.
Em nova cidade, mas sem muita diferença quanto ao time. Milton Fernandes está de volta ao comando da equipe. Kaká permanece como o preparador físico. O ex-jogador Leão será o supervisor do clube.
Na equipe, algumas caras conhecidas do Boca, como o volante Lismar, o lateral-esquerdo Brinquinho e os atacantes Diego Neves (que já atuou no Sergipe e Itabaiana) e Mano. Uma das apostas da diretoria é o meia-atacante Alex Sandre, de 21 anos.
Até o momento, o Boca Jr disputou dois amistosos: venceu o Sergipe por 1 a 0, em Aracaju, e empatou com o Atlético-BA em 1 a 1, em Alagoinhas-BA. Os gols do time sergipano foram marcados por Diego Neves.
DORENSE
O Touro quer surpreender mais uma vez no Campeonato Sergipano. Para isso, a diretoria não mediu esforços para reforçar a equipe visando a disputa do estadual de 2020.
O técnico será o experiente Davi Lima, com passagens pelo futebol boliviano, mexicano e beliziense. Ele já treinou equipes das regiões centro-oeste, sul e sudeste do Brasil.
Quanto as novidades, o Dorense trouxe 21 jogadores, o que representa quase dois times em campo. Entre os destaques, estão: o goleiro Jonathas (ex-Sergipe e Rio São Paulo-RJ); os volantes Dandan (20 anos, ex-Itabaiana), Aécio (26 anos, ex-Frei Paulistano) e GG (32 anos, permanência); o meia Batata (27 anos, permanência); e o atacante Rodney (ex-Sergipe e Amadense).
A equipe de Nossa Senhora das Dores realizou um jogo-treino (venceu o Juventus-Aracaju por 2 a 1, em casa) e um amistoso (perdeu para o Coruripe-AL por 3 a 1, em Coruripe-AL).
AMÉRICA DE PEDRINHAS
Atual campeão da Segundona Estadual, o América de Pedrinhas terá problemas para disputar a divisão de elite do futebol sergipano. Até porque o clube só terá o apoio da prefeitura e de alguns apoiadores.
Após o título da Série A-2, a diretoria não manteve o técnico Caio Simões – o ex-jogador Nilson Sergipano será o comandante. Boa parte dos jogadores não permaneceram na equipe, exceto o zagueiro Lelo. Atletas como o zagueiro Fábio Bilica, que já vestiu a camisa da Seleção Brasileira, e o atacante Amauri, com passagem por Confiança, Sergipe e Itabaiana, são algumas caras novas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário