quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Dia Nacional do Ciclismo é marcado sem comemorações em Sergipe

(Crédito: AND.org.br)
Hoje, 19 de agosto de 2020, se comemora no Brasil o Dia do Ciclista. E, segundo o site da Associação Nacional dos Detrans, “essa data foi estipulada em memória ao ciclista brasiliense Pedro Davison, de 25 anos, que foi uma vítima do trânsito brasileiro sendo atropelado em 2006, enquanto pedalava no Eixo Sul”. 

Um fato curioso, até porque, em Sergipe, vários ciclistas já foram vítimas do trânsito violento. Em 21 de julho, há quase um mês, o oficial de Justiça e ciclista André Espínola foi atropelado e morto enquanto pedalava na avenida Inácio Barbosa, antiga José Sarney, em Aracaju. O condutor do veículo estava sob efeito de álcool e foi preso em flagrante. 

O presidente da FSC, Jairo Vieira, explica que, em virtude da pandemia do Coronavírus, será um dia atípico, normal como qualquer outro. “Não se tem muita coisa a comemorar, a não ser colocando cartaz e fotos no Instagram e nas outras redes sociais. Estamos de mãos atadas. Não podemos fazer passeios ciclísticos, não podemos realizar competições. Não podemos fazer nada. É chato, sabe!”. 

Jairo falou ainda sobre esta relação da data com a morte e acidentes no trânsito. “É um dia triste. Um dia infeliz. Nem era para se comemorar, pois teremos outras vidas perdidas com esse trânsito violento. Lamentável”.  

Saiba mais

A data, 19 de agosto, atualmente, além de ser uma comemoração alusiva aos ciclistas também é, com o contexto em que foi criado, um convite a todos a uma reflexão profunda das atitudes que cada um toma diariamente no trânsito. E diante disso uma marca para uma busca incessante visando tornar o trânsito de nosso país mais seguro mediante nossas ações.

O Dia Nacional do Ciclista também é importante para promover o uso da bicicleta, um meio de transporte sustentável e viável. É preciso lembrar que não apenas os esportistas, mas também muitos trabalhadores usam a bicicleta e precisam trafegar com segurança e respeito.


Dicas de segurança para o ciclista no trânsito

– Use sempre o capacete

– Trace rotas mais seguras

– Evite ao máximo passar pelas calçadas

– Sinalize com as mãos

– Deixe sua bicicleta visível

– Não pedale na contra mão

– Cuidado com os cruzamentos

– Não divida a pista com veículos grandes

– Não ande entre os carros

Com informações da Associação Nacional dos Detrans, F5News e InfoJusBrasil

Nenhum comentário: