Dia Nacional do Ciclismo é marcado sem comemorações em Sergipe
Um fato curioso, até porque, em Sergipe, vários ciclistas já foram vítimas do trânsito violento. Em 21 de julho, há quase um mês, o oficial de Justiça e ciclista André Espínola foi atropelado e morto enquanto pedalava na avenida Inácio Barbosa, antiga José Sarney, em Aracaju. O condutor do veículo estava sob efeito de álcool e foi preso em flagrante.
O presidente da FSC, Jairo Vieira, explica que, em virtude da pandemia do Coronavírus, será um dia atípico, normal como qualquer outro. “Não se tem muita coisa a comemorar, a não ser colocando cartaz e fotos no Instagram e nas outras redes sociais. Estamos de mãos atadas. Não podemos fazer passeios ciclísticos, não podemos realizar competições. Não podemos fazer nada. É chato, sabe!”.
Jairo falou ainda sobre esta relação da data com a morte e acidentes no trânsito. “É um dia triste. Um dia infeliz. Nem era para se comemorar, pois teremos outras vidas perdidas com esse trânsito violento. Lamentável”.
Saiba mais
A data, 19 de agosto, atualmente, além de ser uma comemoração alusiva aos ciclistas também é, com o contexto em que foi criado, um convite a todos a uma reflexão profunda das atitudes que cada um toma diariamente no trânsito. E diante disso uma marca para uma busca incessante visando tornar o trânsito de nosso país mais seguro mediante nossas ações.
O Dia Nacional do Ciclista também é importante para promover o uso da bicicleta, um meio de transporte sustentável e viável. É preciso lembrar que não apenas os esportistas, mas também muitos trabalhadores usam a bicicleta e precisam trafegar com segurança e respeito.
Dicas de segurança para o ciclista no trânsito
– Use sempre o capacete
– Trace rotas mais seguras
– Evite ao máximo passar pelas calçadas
– Sinalize com as mãos
– Deixe sua bicicleta visível
– Não pedale na contra mão
– Cuidado com os cruzamentos
– Não divida a pista com veículos grandes
– Não ande entre os carros
Com informações da Associação Nacional dos Detrans, F5News e InfoJusBrasil


Nenhum comentário:
Postar um comentário