terça-feira, 1 de novembro de 2022

FSF realiza arbitral com novo formato de disputa para o Sergipão 2023

Crédito: Divulgação/FSF
Foi dado o pontapé para o Campeonato Sergipano de Futebol 2023! Na sexta-feira, 28, a FSF reuniu os clubes, a imprensa e autoridades no auditório do Quality Hotel, em Aracaju, para discutir os detalhes do estadual do próximo ano. 

A competição terá início em 14 de janeiro e tem previsão de término em 15 de abril. O estadual terá 10 equipes: Sergipe (atual campeão), Falcon (atual vice), Confiança, Itabaiana, Lagarto, América, Atlético Gloriense, Frei Paulistano, Dorense (campeão da Segundona) e Estanciano (vice da Segundona). 

A fórmula aprovada, dentre as duas apresentadas no arbitral, tem os seguintes detalhes: 

  1. Na primeira fase, todos jogam contra todos, em grupo único, em partidas de ida. Ao fim desta fase, os dois primeiros colocados avançam direto para às semifinais. As equipes que terminaram em terceiro, quarto, quinto e sexto lugares disputam nova fase. Nesta nova fase, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta, sendo que o terceiro e o quarto lugares fazem a segunda partida em casa. No caso de empate no placar agregado, o classificado será decidido em cobrança de pênaltis. As ganhadoras passam para as semis, enquanto que as perdedoras se despedem com a permanência na primeira divisão em 2024. 
  2. As semifinais serão realizadas em jogos de ida e volta. As duas melhores equipes da primeira fase jogam a partida de volta em seus domínios. Caso haja empate no placar agregado, haverá cobrança de pênaltis. 
  3. As finais terão a presença do VAR e só poderão ser disputadas no Batistão (Aracaju), Etelvino Mendonça (Itabaiana) e Barretão (Lagarto) – estádios que possuem capacidade mínima de cinco mil pessoas. 
  4. O campeão garante vaga, em 2024, na Copa do Brasil, na fase de grupos da Copa do Nordeste e na Série D do Campeonato Brasileiro. O vice garante vaga na Copa do Brasil e na Série D.
  5. O troféu de campeão sergipano de 2023 levará o nome de Gilson Behar, ex-presidente do Boca Junior-Cristinápolis, falecido ano passado. 
  6. Também haverá mata-mata para saber quem serão as duas equipes rebaixadas para a Segundona Sergipana de 2024! As equipes que terminaram a primeira fase em sétimo, oitavo, nono e décimo lugares se enfrentam em jogos de ida e volta. A sétima e oitava colocadas jogam a segunda partida em casa e, em caso de empate no placar agregado, a decisão será nos pênaltis. As ganhadoras permanecem na primeira divisão de 2024, enquanto que as perdedoras serão rebaixadas para a Série A-2 de 2024.

Nenhum comentário: