sábado, 21 de novembro de 2015

Clubes aprovam e Sergipão terá novo regulamento com torneio da morte

A Federação Sergipana de Futebol (FSF) mudou a fórmula de disputa do Campeonato Sergipano para a temporada 2016 com aprovação da maioria dos dirigentes dos clubes da elite. O placar da votação: 6 a 4. Tanto a federação quanto os clubes entenderam que o modelo não era atraente para torcedores e patrocinadores.

“Um regulamento que rebaixa um time que teve mais pontos que clubes classificados não é justo. Buscamos os meios jurídicos e alteramos a forma de disputa do campeonato em 2016, que, ao nosso ver, é mais justo e atraente” afirmou Milton Dantas, vice-presidente da FSF e futuro presidente da entidade, a partir de 13 de janeiro do próximo ano.

O arbitral que definiu as mudanças no Campeonato Sergipano 2016 aconteceu na tarde de ontem, 21, no Plenário Filadélfio Luiz da Costa, na Câmara Municipal de Estância. Foi a primeira vez que um município do interior recebeu o arbitral. A cidade é sede de dois times da elite: Estanciano e Boca Júnior.

Assim, o Campeonato Sergipano 2016 será muito diferente dos disputados em anos anteriores. Ele será dividido em três fases. Na primeira, os clubes se enfrentam em jogos de ida. Os seis melhores se classificam para a segunda fase, um hexagonal com jogos de turno e returno. A novidade será a criação do torneio da morte. Os quatro últimos colocados vão jogar para não cair de divisão em 2017. Dois escapam e dois caem.

Apenas os dois primeiros colocados do hexagonal disputam a terceira e última fase. Será a grande final, disputada em dois jogos. O melhor colocado terá o direito dos resultados iguais na grande decisão.

“Entendemos que este formato é mais atraente, pois na primeira fase todos vão querer estar no hexagonal. Já na segunda fase teremos duas frentes: os que não disputam título, continuam jogando para não serem rebaixados. Já os outros seis times vão brigar para estar na grande final”, comentou Milton Dantas.

A previsão é que o Campeonato Sergipano de 2016 comece no dia 24 de janeiro. O torneio deve acontecer até o início do mês de maio. Os clubes participantes são: Boca Júnior, Socorrense, Guarany, Dorense, Lagarto, Amadense, Confiança, Estanciano, Itabaiana e Sergipe.

O campeão do Campeonato Sergipano tem direito a uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D em 2016*, uma vaga na Copa do Nordeste em 2017 e uma vaga na Copa do Brasil em 2017. O vice-campeão terá direito a uma vaga na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil em 2017.

* Caso o Confiança conquiste o título, a vaga na Série D será do time vice-campeão.

Com informações do GLOBOESPORTE.COM/SE

Nenhum comentário: