segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Unit anuncia Top de Atletismo

A pista de atletismo com padrão internacional da Universidade Tiradentes já tem data de inauguração definida. Será nos dias 26 e 27 de fevereiro, durante o Top de Atletismo Tiradentes, evento que distribuirá R$36 mil em prêmios e reunirá atletas de Sergipe e outros estados. Os detalhes da competição foram apresentados na manhã desta sexta-feira, 11, no Campus Aracaju Farolândia da Unit, em um café para a imprensa e autoridades do esporte.

“Todo este projeto nasceu do sonho do reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa. Nós acreditamos que a educação e o esporte têm o poder da transformação, por isso, anunciar o Top de Atletismo e a inauguração da nossa pista é algo muito especial”, declara o superintendente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, professor Ihanmarck Damasceno.

O presidente da Federação Sergipana de Atletismo, José Orliandes de Barros, ressalta a importância da nova pista para Sergipe. “Traz um benefício enorme para os nossos atletas, pois terão condições de praticar suas provas e ter um melhor rendimento nas competições fora do estado. Todos saem ganhando com o projeto”, avalia.

A pista de atletismo da Universidade Tiradentes recebeu o selo Class 2 da Associação Internacional de Federações de Atletismo – IAAF. Esse selo permite à Unit sediar campeonatos nacionais e algumas competições internacionais, como sul-americano e meeting. Com 6.570 m², a nova pista atende à norma alemã da Deutsches Institui Für Normung – DIN –, organização nacional na Alemanha para padronização. É a primeira do tipo a ser construída em Sergipe.

A reforma ficou orçada em quase R$2 milhões. Diferente da antiga pista, que era feita de asfalto, o material para a construção do novo espaço vem da China e tem representação de uma empresa no Paraná. O piso possui duas camadas de borracha. A inferior proporciona excelente absorção de choques, a superior é altamente resistente. A pista possui máxima resistência ao atrito contra raios ultravioleta, mudanças climáticas e elasticidade permanente.

A competição

A primeira competição oficial na nova pista de atletismo da Unit promete voltar os olhos do Nordeste para Aracaju. Realizado pela universidade em parceria com a Agitação Esportes e a Federação Sergipana de Atletismo, o Top de Atletismo Tiradentes terá um formato único e diferenciado, com eliminatórias no primeiro dia e finais no segundo. Serão duas categorias: escolar e principal, ambas no masculino e feminino.

Os atletas de cada categoria disputarão três provas clássicas de pista: 100, 400 e 5 mil metros. Haverá premiação em dinheiro na categoria principal, para os três primeiros colocados em cada prova. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 12 de fevereiro de 2016 através do site www.unit.br/topatletismotiradentes.

Homenagens

Durante a apresentação do Top de Atletismo, a Universidade Tiradentes homenageou com um troféu alguns profissionais da imprensa que se dedicam a divulgar o esporte sergipano. Foram 12 homenageados: Thiago Barbosa (TV Sergipe); Lilian Fonseca (TV Atalaia); Marcelo Carvalho e Cristiano Prado (Aperipê TV); Paulo Roberto (Jornal da Cidade); Anderson Araújo e Marcos Borges (Correio de Sergipe); Sueli Carvalho (Cinform); Givaldo Batista (Jornal do Dia); Otacílio Leite (Liberdade AM); Carlos Magalhães (Rádio Jornal); e Igor Matheus (Portal Infonet).

Thiago Barbosa acompanha o esporte sergipano desde 2008, quando ainda era estudante da Unit. Hoje, editor do Globo Esporte, ele agradece o reconhecimento da instituição. “Fico muito feliz. A Unit reconhece o trabalho que a gente começou aqui e levou para além dos muros da universidade. Sinto a universidade como minha casa também”, afirmou.

O secretário de Esportes de Aracaju, Carlos Eloy, também reforça a importância do trabalho dos jornalistas para a valorização do esporte. “São formadores de opinião e essa responsabilidade é muito grande. Os ídolos aparecem, mas a divulgação depende da imprensa. Portanto, parabéns à Unit por prestigiar essa classe que é tão importante para um país que pensa em ser de primeiro mundo”, comenta.

Fonte: Portal UNIT

Nenhum comentário: