segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Benefícios para os atletas do esporte adaptado

Sergipe mantém time do IFS (Fonte: Infonet)
Entre os dias 7 e 18 de setembro, a cidade do Rio de Janeiro sedia os Jogos Paralímpicos. Ao todo 4.350 atletas de 160 países vão participar das competições em 22 modalidades. A delegação brasileira será a maior da história dos Jogos Paralímpicos, com 287 atletas.

Dentre as modalidades com chances de medalha, está o voleibol adaptado. E para os dirigentes da modalidade, o esporte traz benefícios para quem o pratica, não só no aspecto de condicionamento físico, mas no aspecto social. 

Na opinião do presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes, Amauri Ribeiro, o esporte garante o retorno da autoestima de uma maneira muito rápida. Para Amauri, a pratica de uma modalidade esportiva é considerada a melhor ferramenta para garantir a reinserção dos deficientes físicos, especialmente no caso de acidentados. Amauri completa que, mesmo a pessoa não se torne um atleta, a prática de esporte é fundamental para a reinserção social.

“O que eu testemunhei nesses meus 12 anos de trabalho com eles é que o esporte, principalmente no caso do vôlei, foi a melhor ferramenta de reinserção dessas pessoas a um convívio normal após o acidente, em função de o esporte ser uma ferramenta que acelera bastante a recuperação dessas pessoas. Então, elas vêm a praticar o esporte, colocam uma prótese, voltam a trabalhar, a estudar. Isso é uma coisa que acompanhamos em vários atletas que tiveram esse tipo de problema com acidentes”, afirma.

Para Sandro Laina, presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), o esporte adaptado tem uma força transformadora. “O esporte é a força motriz que tira as pessoas de dentro de suas casas e leva para conquistar coisas melhores. Você tem pessoas que ficaram cegas por algum motivo e que acham que a vida acabou e, quando conhecem o esporte, acreditam que (o esporte) pode ser aquela válvula de escape para retomar sua vida e buscar outros caminhos e objetivos”.

Com informações do Sergipe Mais

Nenhum comentário: