sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Nem todos intensificam os trabalhos para a Série A-2 2016

No próximo sábado, 8, acontece a abertura do Campeonato Sergipano Série A-2 de Futebol com quatro jogos. Destaque para o Clássico da Ribeirinha: América x Propriá, às 15h, no Durval Feitosa, em Propriá, pelo grupo B. A rodada do sábado terá: às 15h, Botafogo x Olímpico, no Geraldão, em Cristinápolis, pelo grupo A; às 15h, Maruinense x Aracaju, no Vavazão, em Maruim, pelo grupo B; às 16h, Rosário Central x Canindé, no Resendão, em Rosário do Catete.

O complemento da primeira rodada será no domingo com: às 15h, Independente x Boquinhense, no Albano Franco, em Simão Dias, pelo grupo A; às 15h, Frei Paulistano x Coritiba, no Estádio Municipal, em Frei Paulo.

Dentre as equipes participantes está o América, de Propriá, que busca retornar à elite após três anos (o time foi rebaixado pela péssima campanha no estadual de 2013) e o Olímpico, de Itabaianinha, que luta pelo retorno ao acesso após rebaixado em 2014 (o clube foi punido pelo TJD-SE após recusa em jogar por outros campos se não o Souzão, em Itabaianinha, vetado pela Federação Sergipana de Futebol (FSF) à época).

Entre as novidades estão as equipes das cidades de Cristinápolis (dista 115km da capital), Frei Paulo (dista 74km da capital) e Rosário do Catete (dista 37km da capital). A cidade de Cristinápolis volta a ter um time disputando o certame depois do Boca Junior (genérico) mudar de sede e ir para Estância.

Agora, a “Terra da Imperatriz” será representada pelo Botafogo, diferente da “Estrela Solitária” na Série A; e dos Botafogos, da Paraíba e de São Paulo, que buscam o acesso para a Segundona Estadual. Este Botafogo sergipano tentará surpreender os adversários para alcançar o tão sonhado acesso.

Em Frei Paulo, os dirigentes foram mais modestos e adotaram o nome Frei Paulistano para disputar a competição. Em Rosário, os desportistas da cidade criaram o Rosário Central, clube homônimo aos “Los canallas” argentino.  Resta saber se vai fazer o mesmo sucesso da equipe argentina.

As outras cinco equipes são conhecidas por disputarem as últimas edições da Série A-2. Dentre elas, está o Aracaju, que ainda não se pronunciou quanto à preparação para a Série A-2 deste ano. Sendo assim, o campeonato que começa nos próximos dias, terá os seguintes times divididos em três grupos:

Grupo A: Boquinhense, Botafogo, Independente e Olímpico

Grupo B: Aracaju, Coritiba, Frei Paulistano, Maruinense

Grupo C: América, Canindé, Propriá, Rosário Central

FÓRMULA DE DISPUTA
A competição será disputada em três fases; na primeira os clubes formarão três grupos, com quatro clubes cada, de onde o primeiro colocado de cada grupo garante vaga na próxima fase, mais o melhor segundo colocado por índice técnico dentre os três grupos; daí em diante os clubes enfrentar-se-ão no sistema eliminatório (mata-mata) até ser conhecido o campeão. Quem passar da segunda fase, estará garantido na elite do futebol sergipano em 2017.

Nenhum comentário: