quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Equipe Olímpica de Atletas Refugiados conquista Laureus na categoria de Inspiração Esportiva

No dia 5 de agosto de 2016, dez atletas da Equipe Olímpica de Atletas Refugiados fizeram história e conquistaram os corações do mundo ao entrarem no Estádio do Maracanã na cerimônia de abertura Rio-2016, antes do Brasil, o país anfitrião.

Naquele momento, foi apresentada ao mundo a primeira equipe de atletas refugiados a competir em uma Olimpíada. Caminhando sob a bandeira olímpica, eles se uniram aos maiores atletas do planeta e enviaram uma mensagem de inspiração às pessoas deslocadas em todo o mundo. Falar sobre a jornada da equipe aos Jogos Olímpicos é falar pouco da sua história.

Eles incorporaram o poder do esporte no Rio, e hoje a Equipe Olímpica de Atletas Refugiados recebeu o prêmio Laureus Sport for Good na categoria de Inspiração Esportiva antes da cerimônia de premiação Laureus World Sports Awards 2017, em Mônaco. A equipe foi anunciada como vencedora durante uma conferência da imprensa por Nawal El Moutawakel, membro da Laureus Academy e da comissão de coordenação do COI para os Jogos Olímpicos Rio-2016.

A equipe foi liderada pela chefe da missão e membro da Laureus Academy, Teegla Loroupe, uma das maiores fundistas de todos os tempo. O vínculo entre Loroupe e as atletas era claro, pois muitos dos membros da equipe a descreveram como sua mãe. Durante os jogos, a equipe formada por atletas da Síria, Congo, Etiópia e Sudão do Sul, competiu em atletismo, natação e judô. Eles não estavam representando apenas as suas nações em conflito, mas o mundo.

- Este prêmio é para as 65.4 milhões de pessoas deslocadas no mundo, que não podem ir para suas casas por causa de conflito. Cada uma das dez pessoas inspiradoras da nossa equipe triunfou sobre a adversidade e enfrentou viagens inimagináveis para chegar à linha de partida. Nós não estávamos no Rio para ganhar medalhas; nós estávamos lá com a ajuda do COI e do UNHCR para usar
o esporte para enviar uma mensagem de esperança e positividade para as pessoas ao redor do mundo. Mais trabalho deve ser feito para resolver a crise dos refugiados. Precisamos trabalhar juntos para construir um mundo mais pacífico para todas - afirmou Tegla Loroupe.

Na conferência da imprensa, Tegla Loroupe foi acompanhada pelos membros da Equipe Olímpica de Atletas Refugiados, o sul-sudanês Yiech Pur Biel, das provas de 800 metros do atletismo e o nadador sírio Rami Anis. Na cerimônia de entrega de prêmios Laureus World Sport em Mônaco, amanhã, eles partilharão o palco com o maratonista etíope Yonas Kinde e Ralf Grunert, do comitê de serviço do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, para aceitar a cobiçada estatueta Laureus.

Nenhum comentário: