segunda-feira, 6 de março de 2017

Técnico viaja 21h para assumir equipe e ouve ao chegar: não tem emprego!

(Foto: Globoesporte.com)
Depois de quatro derrotas seguidas, o Piauí resolveu trocar o comando do time no campeonato estadual. O clube rubro-anil decidiu tirar Marcão, mas o processo de escolha do novo técnico da equipe se tornou muito tumultuado. Para Wemerson Carvalho, humilhante. O treinador de 37 anos, ex-Lagarto, narrou ter entrado em acordo com o presidente Jacob Júnior para ir a Teresina e treinar o elenco do Piauí. Com o acerto, viajou 21 horas de ônibus de Campina Grande, na Paraíba, até a capital piauiense na expectativa do emprego. Quando chegou, descobriu que não seria mais treinador. Wemerson, ao desembarcar e ser levado para um hotel em frente à rodoviária, descreveu que foi surpreendido com uma notícia: a ideia de tê-lo no Piauí havia mudado. No hotel, ele relatou falta de assistência do clube, inclusive com alimentação. O dirigente do Enxuga Rato contestou a versão do treinador, explicando que não fechou contrato nenhum. 

"O presidente disse para vir. Quando cheguei, a conversa foi de que as coisas mudaram e não iria assumir. Imagina, isso: sair de Campina Grande, deixando esposa e família, para um emprego e ser tratado assim. Havia a segurança de treinar o time, tenho conversas, gravações e tudo documentado. Conversamos com ele (presidente do Piauí) por mais de 25 minutos antes de viajar. Quando desembarco, uma decepção dessas. Realmente, me senti humilhado e traído, é uma falta de respeito. Eles sumiram, ninguém deu um real", relatou Wemerson, triste pelo acontecido. 

Sem vencer nenhum jogo ainda no estadual, o Piauí tomou 11 gols em quatro jogos – fez apenas três. Wemerson disse que as conversas com o clube foram aceleradas depois do revés do Enxuga Rato para o Parnahyba, por 3 a 1, realizada no dia 22 de fevereiro. Segundo ele, com o contrato verbal acertado, ficou agendada a data de apresentação. Por causa do Carnaval e pelo fato do clube folgar na quinta rodada do campeonato, o anúncio seria até a última sexta-feira. Nas conversas guardadas pelo treinador, o dirigente rubro-anil chega a pedir foto e currículo de Wemerson para divulgar no site oficial do clube.  

"Nunca passei por isso. Saí na certeza do trabalho, na intenção de trabalhar. Não vim para passear, mas foi uma situação complicada, fiquei sem entender e não sei como agir. Sou profissional, tenho um nome a zelar. Infelizmente, foram de uma safadeza muito grande", lamentou Wemerson, que retornou à Paraíba na noite de domingo.  

"Me sinto... Me sinto... Não sei. Dá uma vontade de desistir do futebol. Um técnico ser contratado e ficar largado, é o cúmulo. O que tiro dessa experiência? Uma decepção muito grande. Não estou passando fome porque levei algumas reserva. Não almocei no sábado", completou o treinador, que além do Lagarto comandou o Balsas, do Maranhão, e o Ypiranga-PE.  

Junto com Wemerson, outros dois atletas também vieram de Campina Grande na mesma esperança de trabalhar no time piauiense. Segundo o técnico, o Piauí sabia desses reforços.

"Antes de vir, ele perguntou até quais jogadores iria trazer. O que impressiona é que venho conversando com o clube desde quando sai do Lagarto. Estou muito chateado porque não pedi para ser treinador, ele pediu, ligou e acertou. Futebol não é brincadeira, jogo de par ou ímpar. Foi a maior confusão para sair do hotel. Só queriam deixar a gente sair com o pagamento", relatou Wemerson.        

Presidente diz que não assinou contrato
Jacob dá sua versão (Foto: Antônio Fontes)
Jacob Júnior deu uma versão diferente do caso. Segundo o dirigente do rubro-anil, não houve oficialmente um acerto com o treinador paraibano. O presidente do Rubro-Anil disse ter conversado com Wemerson, mas não existiu garantia de que ele seria o comandante da equipe.  

"Houve um mal-entendido dele. Acredito que ele interpretou mal a conversa que tivemos. Se o empresário que iria honrar o compromisso todo pudesse fazer as coisas diferentes, poderia até ser que ele fosse o treinador. Pelo momento do clube, não podemos arriscar. Ele entendeu que estava certo. Ele foi inocente de sair de casa, se aventurar. Se alguém, fora o Jacob Júnior, disse que ele seria o técnico, essa pessoa não está autorizada. As coisas são no preto e no branco. Só acredito com as coisas organizadas", disse Jacob.

O presidente do Piauí negou falta de assistência ao técnico em Teresina.

"Não havia acerto com ele. Ele veio arriscando para ver se seria treinador ou não. O negócio não estava certo. O cara se arriscar, dizer que vai ser o treinador do Piauí sem nada assinado, sem ser divulgado pelo clube... Isso não existe. Recebi ligação de vários treinadores para assumir o time. Não mandei vir e trazer alguém (jogadores). Mesmo o clube não tendo dinheiro, paguei a diária do hotel, o jantar e duas passagens de volta. Eu não sou infantil", completou.  

Depois dessa confusão, o Piauí apresenta nesta segunda-feira o cearense Fabiano Aragão Macau, de 45 anos, que será o novo técnico do Enxuga Rato. A estreia dele acontece no próximo domingo, dia 12, contra o Picos, no estádio Lindolfo Monteiro.

Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário: