segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Caratecas se preparam para o sul-americano no Chile

Caratecas se preparam para torneio no Chile
Vinte e nove caratecas de sete estados brasileiros viajam, no dia 18 de outubro, para o Chile, em busca de novos desafios no Campeonato Sul-Americano de Artes Marciais. O torneio acontece nos dias 21 e 22 de outubro e terá brasileiros dos estados de Sergipe, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Pernambuco. 

Sergipe chegará no Chile com os melhores atletas da região, entre eles: David França, 10 anos, campeão internacional e tricampeão brasileiro; Gladson Henrique, 10 anos, campeão brasileiro; Gabriel de Jesus, 12 anos, bicampeão brasileiro; Thalles Wiltshire, 14 anos, atual campeão do brasileiro e do sergipano nas categorias kata e kumitê; Sheila Camila, 23 anos, professora de karatê e bicampeã do “The Best of the Best”; Enny Valverde, 31 anos, bicampeã brasileira. 

Outro atleta sergipano que vai disputar o sul-americano no Chile é o garoto Marcus Vinícius que, com apenas 10 anos, se torna um exemplo de superação para os demais colegas da modalidade. Marcus mora com os avós e, para ir em busca dos objetivos, vende açaí e geladinho, além de catar latinhas. 

Marcus Vinícius é um dos cinco atletas do projeto “Fumaça Zero”, criado há quatro anos e com sede no bairro Santa Tereza, que vão para o Chile. O Fumaça Zero é uma instituição social formada por voluntários visando ocupar o tempo ocioso de crianças e adolescentes com atividades esportivas, entre elas o karatê. E durante este tempo a instituição já teve campeões brasileiros e internacionais. 

Marcus disse que está pronto para ir para o Chile. “Estou treinado bastante. Estou 100%. Vamos que vamos”. 

O projeto no bairro Santa Maria tem, como professor de karatê, Yoakan Jocélis, que já visitou mais de 29 países e representa a Federação Sergipana de Karatê Escolar. E o próprio Yoakan foi um dos idealizadores de uma campanha para ajudar os caratecas sergipanos a irem para o Chile: a venda de copos ilustrativos por R$ 10. 

O coordenador do projeto, Lenilson Ferreira, acredita que os caratecas estão preparados para esta competição. “São bons atletas. A gente espera que, independente de ganhar uma medalha ou não, só em ter viajado ao Chile e de ter participado deste campeonato internacional, pra gente já é uma vitória”. 

Yoakan também lança revista sobre karatê
Yoakan explica que o projeto Fumaça Zero é de grande importância. “Só em a gente saber que tem alguém pensando nas nossas crianças, nos nossos jovens, para não se meterem com a bandidagem, com as drogas, que a gente sabe que está demais, pra mim isso é de grande importância esse trabalho social que é feito (...) eu vejo como a menina dos olhos da federação. Como eu faço parte da federação, a gente tem muito carinho pelo projeto Fumaça Zero (...)”. 

Sobre o sul-americano no Chile, Yoakan explica que o primeiro objetivo dos garotos não é conquistar medalha. “Primeiro ele tem que ter dignidade, saber que ele pode perder. Mas, o mais importante: entrar de cabeça erguida, estar bem preparado tecnicamente e fisicamente, pra quando precisar usar, vai usar corretamente. E o mais importante que a gente usa: ele não pode só ganhar medalha e vir embora: ele tem que fazer, no mínimo, cinco amizades. Aí sim, aí ele vira um atleta completo, porque a medalha enferruja, mas as amizades ficam, perpetuam por toda vida. Isso é o mais importante”.

Nenhum comentário: