quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

ISA e WSL firmam acordo sobre qualificação para os Jogos de Tóquio

(Crédito: Lance)
A Associação Internacional de Surfe (ISA) anunciou nesta quinta-feira um acordo com a World Surf League sobre como será a qualificação do esporte para os Jogos de Tóquio-2020, garantindo a participação dos melhores do mundo. Será a primeira participação olímpica da modalidade.

Pelo acordo, 18 das 40 vagas no evento serão reservadas para os surfistas que disputam o WCT. Dez vagas serão para os homens, e oito para as mulheres. As demais 22 serão definidas no ISA World Surfing Games de 2019 e 2020, e nos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, no Peru. O Japão terá direito a uma vaga na disputa masculina e uma na feminina.

Com o apoio da WSL, as regras de elegibilidade da ISA para as Olimpíadas exigirão que os surfistas do WCT se disponibilizem para competir com os times dos seus países no ISA World Surfing Games. Todos precisam se classificar pelas federações nacionais.

A decisão final sobre todo o processo de seleção está sujeita à aprovação da Diretoria Executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI), em sua reunião que será realizada em fevereiro de 2018.

"O acordo entre a ISA e a WSL reforça o compromisso das duas entidades para que a estreia do surfe nas Olimpíadas seja bem-sucedida, mostrando uma forte colaboração entre uma Federação Olímpica Internacional reconhecida pelo COI e a casa dos melhores surfistas profissionais do mundo", disse a WSL.

O surfe foi confirmado como um esporte olímpico para Tóquio 2020 em agosto de 2016, após décadas de campanha da ISA para o desenvolvimento global do esporte das ondas. O surfe também será incluído nos Jogos Panamericanos de 2019 em Lima, no Peru. Esta campanha foi impulsionada pela melhoria contínua do surfe de alto desempenho, com atenção geral do WSL Championship Tour.

"Estamos felizes em chegar a este acordo histórico com a WSL sobre a participação de suas principais estrelas nos Jogos Olímpicos e no ISA World Surfing Games. O suporte, endosso e colaboração da WSL e dos seus melhores surfistas profissionais, sempre foi uma parte importante do nosso caminho olímpico para Tóquio 2020 e para os próximos Jogos", disse o presidente da ISA, Fernando Aguerre.

Fonte: Lance

Nenhum comentário: