terça-feira, 13 de março de 2018

Tudo o que você precisa saber sobre a 6ª etapa do Circuito Open de Vôlei de Praia

(Crédito: CBV)
A partir de quarta-feira, 14, já tem jogo rolando na arena montada na Praia de Pajuçara: é a sexta e penúltima etapa do Circuito Open de Vôlei de Praia. Os melhores atletas da modalidade vão estar em Maceió brigando pelo pódio da penúltima etapa do Brasileiro. A entrada para o evento é gratuita.

As disputas começam com o qualifying, que é a fase classificatória. Serão vários times se enfrentando em eliminatórias diretas visando uma vaga na fase de grupos. Mas apenas oito duplas avançam. Os jogos do classificatório serão na quarta, 14, e quinta-feira, 15.

As partidas da quadra central são transmitidas ao vivo no Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a partir de quinta-feira, quando se inicia o torneio principal. Já as disputas de bronze e finais dos dois naipes são exibidas com exclusividade pelo canal SporTV, no sábado à noite e domingo de manhã.

DISPUTA

Os oito times que avançarem no qualifying se juntam as 16 duplas já classificadas (14 pelo ranking nacional e duas pelo wild card - convite). Ao todo, serão 24 duplas no torneio.

A fase de grupo funciona assim: as duplas serão divididas em seis grupos de quatro times. Os primeiros e segundos colocados de cada chave, além dos quatro melhores terceiros, vão para as oitavas de final. Desta etapa em diante o torneio será em formato eliminatório e segue assim até a decisão. A final feminina está prevista para o sábado, 17, à noite, e a disputa do ouro no torneio masculino fica para a manhã de domingo, 18. 

As duplas que lideram o ranking são: Evandro e André e Ághata e Duda. Os atletas venceram a quinta etapa do Brasileiro, em João Pessoa, e somam 1.800 pontos e 1.760 pontos, respectivamente, no ranking geral.

As maiores vencedoras na capital alagoana são as medalhistas olímpicas e ex-parceiras Juliana e Larissa, que venceram cinco vezes. No masculino, o campeão olímpico Alison ‘Mamute’ é o maior vencedor com quatro títulos até agora.

CLASSIFICADOS

Além dos campeões mundiais Evandro e André, mais 15 duplas conquistam a classificação antecipada pelo ranking no masculino: Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Pedro Solberg/George (RJ/PB), Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES), Léo Vieira/Jô (DF/PB), Harley/Jeremy (DF/RJ), Márcio Gaudie/Moisés (RJ/BA), Thiago/Marcus Borlini (SC/ES), Lipe/Fábio Bastos (CE), Vinícius/Luciano (ES), Benjamin/Pedro Henrique (MS/PB), Eduardo Davi/Ricardo (PR/BA) e Luccas Lima/Guto (SP).

No feminino, as duplas classificadas foram: Carol Solberg/Maria Elisa (RJ), Ágatha/Duda (PR/SE), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Tainá/Victoria (SE/MS), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Josi/Lili (SC/ES), Juliana/Andressa (CE/PB), Val/Ângela (DF/RJ), Andrezza/Rachel (AM/RJ), Érica Freitas/Thati (MG/PB), Izabel/Renata (PA/RJ), Carolina Horta/Maria Clara (CE/RJ), Vitoria/Juliana Simões (RJ/PR), Vivian/Naiana (PA/CE), Luiza Amélia/Semírames (CE/SP) e Sandressa/Neide (AL).

O Circuito Brasileiro conta com sete etapas no total, três delas foram realizadas em 2017: em Campo Grande (MS), Natal (RN) e Itapema (SC). Esse ano, foram duas: Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB). A última etapa do Circuito Open vai ser em Aracaju, de 4 a 8 de abril.

Fonte: Globoesporte AL e CBV

Nenhum comentário: