segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Duda e Ágatha conquistam ouro no Finals de Hamburgo e faturam prêmio histórico

Duda e Ágatha (Crédito: FIVB)
O Brasil é ouro no Circuito Mundial. Na manhã de domingo, 19, a dupla brasileira, formada pela sergipana Duda Lisboa e pela paranaense Ágatha Rippel, precisaram de 43 minutos para vencerem as tchecas Hermannova e Slukova por 2 sets a 0, parciais 21-15 e 21-19, na decisão da etapa Finals do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, realizado em Hamburgo. 

O evento na Alemanha  reuniu as dez melhores do ranking mundial e rendeu à dupla campeã, Duda e Ágatha, a maior premiação paga em um único torneio de vôlei de praia da Federação Internacional de Voleibol (FIVB): $ 150 mil, cerca de R$ 585 mil na cotação atual. A campanha da dupla brasileira contou com seis vitórias e apenas uma derrota. Duda e Ágatha terminaram, ao final do torneio, como líderes do ranking mundial.

Para Duda, a etapa Finals foi um dos torneios mais difíceis na carreira dela. “Em alguns momentos ainda sou mais inexperiente e a Ágatha me ajuda demais. Foram situações na competição que ela fez a diferença e me permitiu ter tranquilidade quando errei alguma bola. Estamos trabalhando muito, é tudo bastante novo para mim, mas estou me divertindo muito”, destacou a atleta, no site da FIVB. 

De acordo com a parceira Ágatha, o torneio foi muito duro e as equipes eram fortíssimas. “Era como se cada partida fosse uma final. Ao final da partida me emocionei. Estou muito orgulhosa do que conquistamos. Foi um encerramento perfeito da temporada, merecemos um descanso para retornarmos mais fortes”.

Agora, a dupla retorna ao Brasil e se prepara para o início do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, que começa em setembro, em Palmas (TO). 

QUARTO LUGAR

A outra dupla brasileira na etapa Finals do Circuito Mundial, Maria Elisa e Carol Solberg (RJ), também fizeram bela campanha: elas foram superadas nas semifinais por Duda/Ágatha (SE/PR): 2 sets a 0, parciais de 31-29 e 21-18. Na disputa pelo bronze, perderam para as australianas Artacho Del Solar e Clancy: 2 sets a 1 (21/15, 19/21, 15/8). 

RETROSPECTO DE ÁGATHA E DUDA

No geral, o Brasil fecha o Circuito Mundial 2018 com 26 medalhas, sendo nove de ouro, 13 de prata e quatro de bronze. Ágatha e Duda são donas de quatro dessas medalhas – dois ouros, uma prata e um bronze – e terminam na liderança do ranking. Desde o início da parceria, em janeiro de 2017, são 12 semifinais em 20 torneios internacionais disputados. 

Em 2017, também em Hamburgo, elas haviam ficado com a prata ao serem superadas pelas alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst.

Com informações do FIVB

Nenhum comentário: