quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Com nova capitã, Seleção Brasileira de GR inicia treinos para temporada 2019

(Crédito: Globoesporte.com)
Foram iniciados nesta semana os trabalhos de preparação do conjunto brasileiro de ginástica rítmica para a temporada 2019. Sob o comanda da técnica Camila Ferezin, as meninas já estão treinando no Centro de Excelência em Ginástica de Aracaju. Nesta primeira etapa, elas passam por avaliações físicas e técnicas. 

Foram convocadas para compor o grupo permanente as seguintes ginastas: Amanda dos Santos (Unopar-PR), Bárbara Galvão (Sesi-AL), Camila Godinho (AGIR-PR), Déborah Barbosa (Escola de Campeãs-ES), Gabrielle Moraes (Unopar-PR), Morgana Gmach (Sadia-PR), Nicole Duarte (Unopar-PR), Victoria Borges (CSS-SE) e Vitória Andrade (GNU-RS).

A novidade para este ano será a troca de liderança da equipe. Após a saída de Jéssica Maier, capitã da Seleção Brasileira nas últimas sete temporadas, anunciada no fim do ano passado, a paranaense Gabrielle Moraes assume o posto. As ginastas continuarão morando em Aracaju, base da seleção, onde existe toda uma estrutura montada. Em um ano repleto de competições importantes, o Brasil continua focado no projeto Tóqui-2020.

- As 10 ginastas selecionadas ficarão concentradas em Aracaju seguindo uma rigorosa rotina de treinos. O tempo é muito curto e temos que ir com força máxima para chegarmos com excelência na execução. Em Aracaju, elas têm o acompanhamento de toda equipe multidisciplinar, com acesso à fisioterapia, acompanhamento médico, nutricional, além de assessoria psicológica. Estamos com muito empenho e empolgadas com as novas coreografias - comentou Camila Ferezin, treinadora da Seleção Brasileira de Conjuntos e coordenadora das Seleções de Ginástica Rítmica da CBG.

Neste primeiro mês, o foco principal é o trabalho físico, para que as atletas possam suportar a carga excessiva de treinos e aprimorar as coreografias já montadas no fim do ano passado. O objetivo é executar com excelência as novas séries. As competições oficiais iniciam no mês, com viagens para disputar etapas da Copa do Mundo na Europa.

As metas primordiais em 2019 é alcançar bons resultados nos Jogos Pan-Americanos de Lima (PER), em julho, e também no Campeonato Mundial de Baku (AZE), em setembro, evento que distribuirá vagas para a Olimpíada de Tóquio-2020.

O conjunto brasileiro apresentará muitas novidades no tablado: serão novas categorias e novos ritmos. A treinadora Camila Ferezin chegou a pedir na internet para que os torcedores enviassem sugestões de música que poderiam integrar a apresentação da equipe em 2019.

- Fizemos uma campanha nas redes sociais e recebemos muitas músicas lindas. Tivemos tantas belas canções que ficou até difícil de escolher. Optamos por uma bela música, cantada com voz e palavras, para a série de 5 bolas. A questão é que quase todas as músicas enviadas eram com voz e palavras e só poderíamos escolher uma música assim. Então, a música de arcos e maças nós que encontramos e o compositor Otávio dos Santos foi quem editou. É uma versão completamente diferente de tudo que já usamos e um estilo também bem diversificado da série de 5 bolas. Ficou muito legal e certeza que vai surpreender - afirmou Camila.

Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário: