quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Medalhistas Paraolímpicos são recebidos com festa em Aracaju


Fotos: Ascom/SEEL

Familiares, amigos, professores e autoridades sergipanas lotaram, na tarde de hoje, as dependências do Aeroporto de Aracaju para recepcionar os 23 atletas sergipanos que participaram da Paraolimpíada Escolar, realizada em São Paulo, no período de 26 a 31 de agosto.

Sergipe foi o nono colocado entre as 20 unidades federativas participantes do evento nacional. Os atletas locais conquistaram, ao todo, 39 medalhas, sendo 7 de ouro, 14 de prata e 18 bronze.

No desembarque, abraços, sorriso, choro e muita emoção por parte dos atletas, que representaram muito bem o estado de Sergipe na competição nacional.

O desempenho da delegação sergipana começou a despontar já no primeiro dia de competição, quando os sergipanos conquistaram 16 medalhas, sendo três de ouro, sete de prata e seis de bronze. Destaque para o atletismo, com os para-atletas Iara Beatriz, nos 100 metros rasos; Alisson da Silva, no arremesso de peso; e Josevan da Silva, nos 50 metros costas: todos eles conquistaram medalha de ouro.

O secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, que representou o governo do estado, parabenizou os atletas campeões. Na ocasião, Pimentel destacou a política esportiva do governador Marcelo Deda e elogiou o trabalho desenvolvido pelo secretário de Educação, Belivaldo Chagas, através da diretora do DEF, Maria da Glória Pires.

“Esse é o tipo de resultado que reflete o trabalho desenvolvido pelo governador Marcelo Deda no segmento esportivo e na área educacional. Esses para-atletas vencedores representam a garra, o esforço, a dedicação e a superação desses jovens, muito eficientes no esporte. Temos que aplaudir e elogiar” disse Pimentel, fazendo a questão de abraçar, um por um, os atletas campeões e os professores e técnicos da delegação.

Para a professora Auxiliadora Pires, essa conquista reflete um fato inédito no desporto sergipano. “Desde o meu tempo de atleta, nem como técnica e gestora esportiva, não me lembro de uma delegação que tenha saído de Aracaju para retornar com tantas medalhas. É um fato inédito, que merece muita comemoração. É um resultado que representa muita superação desses atletas. E olha que não estávamos com a delegação completa. Participamos apenas de duas modalidades: atletismo e natação. Mas foi o suficiente para coroar o trabalho desses jovens atletas e de toda a delegação”, disse Dorinha, ex-atleta da seleção brasileira de handebol.

“É uma lição de vida extraordinária. Acompanhar de perto o empenho dos nossos alunos é indescritível. A solidariedade presente entre os competidores é algo que não encontramos em outras competições”, concluiu a professora.

Um dos mais motivados com a campanha dos para-atletas sergipanos era o médico da delegação, Byron Ramos. “Proporcionalmente nossa delegação superou as demais. Tivemos 23 atletas, apenas duas modalidades e conquistamos 39 medalhas. Mais de uma medalha por atleta. Bem superior à média de estados mais importantes com delegações completas, que disputaram todas as modalidades”, comentou Byron.

Atletas que conquistaram medalhas:

ATLETISMO: Danilo Serrano (deficiente visual)- medalha de prata no arremesso de peso e medalha de bronze nos 100m rasos; Claudiane da Conceição (deficiente visual)- medalha de prata nos 100m rasos; Douglas Alefe (deficiente intelectual)- medalha de prata no arremesso de peso; Iara Beatriz (deficiente física)- medalha de ouro nos 100m rasos; Paula Santos (deficiente intelectual)- medalha de prata no arremesso de peso; Alisson da Silva (deficiente físico e intelectual)- medalha de ouro nos 100m rasos.

NATAÇÃO: Adriene Laisa, medalha de prata nos 100m costas e bronze no revezamento 4x50m livre; Natália Ferreira, prata nos 400m livre e bronze no revezamento 4x50m livre; Ítalo Santos, prata nos 400m livre e bronze no revezamento 4x50m livre; José Carlos dos Santos, bronze nos 50m costas; Josevan da Silva, ouro nos 50m costas; Andrei Santos, bronze no revezamento 4x50m livre.

Fonte: Ascom/SEEL

Nenhum comentário: