terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

COI apresenta pacote de propostas para otimizar e baratear Jogos Olímpicos

(Crédito: Globoesporte)
Focado em otimizar e baratear os custos dos Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico Internacional (COI) apresentou um pacote de mudanças no modo em como o evento deve ser executado - desde a candidatura até sua realização. O chamado "The New Norm" (algo como "o novo regulamento", em tradução livre), é um conjunto de 118 soluções para que as cidades-sede economizem centenas de milhões de dólares, com foco em seis pilares básicos: locais de eventos, energia, transmissão televisiva, acomodações, transporte e tecnologia, tudo feito em conjunto com empresas parceiras e especialistas na área. De olho nisso, o COI promete trabalhar em parceria com as cidades para tornar os jogos mais acessíveis, beneficais e sustentáveis.

- Esta é a maior proposta de economia na história dos Jogos Olímpicos. É uma reestruturação fundamental na organização de eventos futuros. Isso criará um novo jeito de realizar o evento, desde a candidatura, passando pela realização dos jogos, até o legado - afirma o presidente do COI, Thomas Bach.

Um exemplo fundamental desse pacote é a criação do OBS (Olympic Broadcasting Services) em 2001, empresa do COI responsável pela geração e transmissão de imagens dos Jogos Olímpicos, de Inverno e da Juventude, sem a necessidade de criar uma nova operação de transmissão a cada nova edição dos eventos.

Outro bom exemplo, que está sendo posto em prática agora nos Jogos de Inverno de PyeongChang, é a tomada de responsabilidade, por parte do COI, do OIS (Serviço de Informação Olímpico), que serve para assessorar os milhares de jornalistas em ação. Com o novo pacote, o Comitê Internacional assume este serviço, elaborando o site oficial e gerenciando a venda de ingressos, o que resulta em menos trabalho e menor custo para as cidades-sedes.

- As modificações apresentadas no “The New Norm” focam diversos desafios associados com a candidatura e a execução dos Jogos Olímpicos. Examinamos se os serviços e produtos corretos eram oferecidos, e onde poderíamos ajudar com nossa experiência. O resultado foi um pacote robusto que reduz a complexidade e os custos, enquanto maximiza flexibilidade e parceria (com as cidades) - afirma John Coates, membro do COI.

Fonte: Globoesporte

Nenhum comentário: