quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Pulou? Agora vai dormir!

(Crédito: Eu Atleta/Globoesporte)
Para alguns o carnaval tem a ver com descanso e férias em família, mas, para muitos outros, é sinônimo de samba no pé, ingestão de bebidas alcoólicas, noites mal dormidas, alimentação inadequada - ou tudo isso somado a um clima de muito calor.

Cada um desses fatores é digno de atenção, mas a importância do sono é o que queremos ressaltar: recuperar o descanso perdido deve ser prioridade.

Além de proporcionar o descanso físico e mental, o sono é fundamental para que ocorram vários mecanismos fisiológicos e metabólicos, cuja alteração pode trazer consequências sérias para a saúde. O resultado vai além do comprometimento da disposição física: pode resultar no aparecimento de infecções.

O sono é o momento que o organismo recicla suas reservas energéticas, além de ser a fase em que vários hormônios são produzidos, como o GH (hormônio do crescimento que promove as reações de síntese, principalmente das proteínas musculares), inibe a produção de cortisol (que antagoniza a insulina) e também a leptina (que é responsável pela sensação de saciedade). Por isso, segundo o dito popular, “o sono alimenta”.

O sono é muito importante para recuperar o desgaste de uma noite de carnaval. A recomendação é tentar compensar a perda das horas habituais do sono noturno com uma “soneca” durante o dia.

Devemos lembrar que um déficit de sono pode cobrar um preço muito alto nos dias subsequentes, comprometendo a capacidade de trabalho, a disposição física, a resposta imunológica, e também o humor.

A diversão e algumas imprudências podem até ser aceitas nos dias de folia, mas recupere as horas de sono para não sair no bloco dos mau humorados na quarta-feira!

Fonte: Eu Atleta/Globoesporte

Nenhum comentário: