sábado, 17 de março de 2018

Saiba como emagrecer e ter uma boa saúde

(Crédito: Eu Atleta/Globoesporte)
Você já ouviu ou deve conhecer alguém que tentou várias fórmulas para emagrecer, ser ativa e ter uma boa saúde e acabou desistindo ou tendo sucesso e recuperando tudo novamente, não é mesmo? As estratégias são imensas e vão desde a prática de atividade física diariamente, passando pelas dietas restritas da moda que surgem a cada ano, até chegar no consumo de algum tipo de produto milagroso que promete resolver o problema rapidamente, do jeito que sempre sonhou.

No Brasil, atualmente, de acordo com dados divulgados pela Vigitel em 2016, estima-se que mais da metade da população se encontra acima do peso, e os dados sobre doenças como hipertensão e diabetes tem subido cada vez mais. A informação preocupa.

Por conta do padrão de vida contemporâneo, onde os cuidados com filhos e família, com o trabalho e outras áreas acabam sendo constantes, praticar atividade física e ter hábitos saudáveis para uma boa saúde para algumas pessoas traduz-se em algo de luxo e, assim, esse cuidado fica muitas vezes como as últimas prioridades da vida.

Aliado a isso, a procura por uma alimentação rápida, saborosa, ainda que nem tão nutritiva, ajuda a também refletir outros efeitos adversos que criamos no corpo. Nesse sentido, um deles é causado pelo consumo excessivo de açúcar e que, feito de forma regular, interfere no organismo como, por exemplo, no que chamamos de resistência a dopamina, fazendo com que entremos em um ciclo vicioso. Quanto mais comemos, mais queremos pelo simples fato de que estamos alimentando o nosso cérebro, que utiliza como combustível a glicose.

Vale destacar uma breve associação ao tema: há evidências científicas que revelam que hoje gastamos, em média, cerca de 600 calorias por dia a menos do que cerca de 15 anos atrás. Faz todo sentido. A praticidade obtida com carro, transporte rápido, televisão e com o elevador, entre diversos meios que a cada dia nos fazem economizar movimento no nosso dia a dia, tem causado impacto direto em nossa saúde, isso sem muitas vezes ao menos percebermos.

Nessa matemática da saúde, o que acontece é que enquanto gastamos menos energia, consumimos mais por meio dos alimentos, o que gera consumo energético maior. Em algum tempo, essa conta provocará o sobrepeso e posteriormente até mesmo a obesidade, com uma série de complicações que esse estado proporciona na saúde.

É exatamente nesse ponto que começamos a saber onde se inicia a raiz do problema da obesidade e do sedentarismo, consideradas as doenças da modernidade que mais podem causar prejuízos na saúde, desde situações como infartos, depressão e até mesmo a morte pelo quadro clínico que pode ser desencadeado.

É importante ressaltar mais um ponto: essa raiz do problema surge antes por meio de um pensamento. Explico: antes de qualquer ação ou comportamento, tudo começa por meio de padrões de pensamentos, falas e crenças que temos e que nos limitam, introduzindo-nos ao que chamamos de ciclo da auto-sabotagem.

Como exemplo da força do pensamento, você já deve ter ouvido ou falado para si mesmo que praticar atividade física é sofrimento e que dietas são chatas ou custosas, certo? O nosso cérebro processa informações que somos condicionados a acreditar durante a nossa vida. Elas nos fazem ter sentimentos, sensações e assim criamos novos comportamentos que se transformam em hábito.

Pois bem: se basta ter o pensamento e regularidade para conseguir mudar seu estado, muitas vezes sem perceber, que tal usarmos tal hábito para fortalecer no alcance do que se quer ao invés de limitar a tomada de decisões? Com estímulo e experiência adequada, é possível alcançar os melhores resultados que você já imaginou.

Por meio da Neurociência e de técnicas que nos permitem mudar nosso estado e fisiologia no momento que quisermos, basta termos as ferramentas certas, feitas com exatidão e regularidade para começarmos a transformar o que éramos naquilo que desejamos e devemos ser.

Quando falamos em saúde e emagrecimento, os benefícios vão além da estética, pois as respostas que temos no corpo nos promovem melhoras em nosso estado físico, mental, emocional e até mesmo financeiro.

Adquirir bons hábitos em relação à prática de atividade física e à nutrição e, especialmente, mudar a mentalidade são fundamentais para torna-lo uma pessoa de sucesso no que diz respeito à saúde, de forma a livrá-lo das dores causadas por esse estado, com melhor condicionamento físico, bom sono e fazendo você se olhar no espelho e se sentir bem ao colocar a roupa que sempre sonhou, entre tantas outras conquistas possíveis nessa mudança de estilo.

Por mais que pareça desafiador, ser saudável é, definitivamente, para qualquer pessoa. Desde que faça da maneira que gosta e sinta prazer para que, assim, consiga os melhores resultados que qualquer indivíduo merece ter.

Tenha sempre boas experiências e faça sempre aquilo que você precisa. Tenho certeza que sua vida definitivamente se transformará a partir do momento em que se permitir mudar de nível.

Fonte: Vida Saudável/Gazeta Esportiva

Nenhum comentário: