sábado, 30 de junho de 2018

Saiba das regras do remo paralímpico

(Crédito: Revista Superinteressante)
O desafio dos atletas no remo paralímpico consiste em remar contra o tempo em uma linha reta de 1 km de distância e atingir a linha de chegada primeiro.

A modalidade estreou na edição dos Jogos de Pequim 2008 e, na Rio 2016, foram realizadas uma prova masculina, uma feminina e duas mistas. Cada classe disputa com um tipo de barco que varia conforme o número de atletas a bordo: individual, em dupla ou em quarteto.

Os remadores também são direcionados segundo sua capacidade motora. No barco individual (Skiff individual), há pessoas que têm somente os braços para se impulsionarem na água, sendo fixos o assento e o encosto da embarcação. No barco de palamenta dupla (Skiff duplo), o assento também é imóvel e a tripulação, que pode ser mista, usa o tronco e os braços para locomoverem o barco.

Nessas duas classes, de palamentas duplas, os atletas remam com um remo em cada mão, ou seja, dois remos e dois braços.

Já no quarteto, a embarcação é de palamenta simples, em que cada um compete com só um remo na mão. Nesse caso, homens e mulheres participam juntos e utilizam braços, pernas e troncos para movimentarem o barco, que conta com assento deslizante.

Também são permitidos atletas cegos, amputados, com paralisia cerebral, distúrbios neurológicos ou intelectuais. Dos quatro tripulantes, apenas dois podem apresentar problemas de visão. O timoneiro, guia do remo, é o quinto elemento do barco e não precisa ter deficiência para participar.

Fonte: Revista Coquetel

Nenhum comentário: