sábado, 7 de julho de 2018

Dores na virilha? Entenda sobre a síndrome que atinge o quadril

(Crédito: Globoesporte/Eu Atleta)
Dor no quadril, perto da virilha, que piora ao elevar a perna (na flexão de quadril) são sintomas da chamada Síndrome do Impacto Fêmoro-Acetabular. Nessa patologia, um impacto inadequado entre as partes que compõe a articulação gera dor e lesão no local. Pode acontecer desde um processo inflamatório simples até o rompimento de estruturas importantes, como o labrum do acetábulo, cartilagem que recobre o quadril. Algumas variações anatômicas da articulação podem predispor a essa síndrome, como o osso da coxa mais rotacionado para frente ou um menor teto na arte superior à cabeça do fêmur.

Curiosamente, o quadril é a articulação com grande variação entre as pessoas e muitas vezes uma característica peculiar acaba levando à dor. Além da anatomia, a falha de alguns músculos também está relacionada ao aparecimento da lesão femoro-acetabular. Glúteo máximo e um grupo de músculos pequenos abaixo dele, conhecidos como pelve-trocanterianos, tem influência importante na patologia.

O tratamento depende da causa e da gravidade. Processos inflamatórios e lesões pequenas têm tratamento com fisioterapia. Lesões grandes, principalmente do labrum do acetábulo, precisam de cirurgia, normalmente através de artroscopia, técnica cirúrgica que não abre totalmente a articulação, fazendo apenas pequenos furos. Há evidência científica de que a maioria dos atletas submetidos à essa cirurgia retornam ao seu rendimento normal no esporte após alguns meses de recuperação. Como em toda lesão, o cuidado precoce é importante. Sendo assim, fique alerta com dores no quadril que pioram na flexão e procure orientação de profissional da saúde.

Fonte: Globoesporte/Eu Atleta

Nenhum comentário: